PMB no VMWare

Dos softwares livres para a gestão de bibliotecas, sempre recomendo dois: O PMB e o Koha. O problema é que estes softwares não rodam no desktop diretamente e sim em uma plataforma Web e exigem uma estrutura de servidor para rodarem. Isso dificulta e muito a adoção deles.
Para tentar minimizar essa dificuldade, estou disponibilizando uma solução que usa virtualização de máquinas já configuradas com o PMB e posteriormente com o Koha 3.2.

Para rodar essas máquinas, é necessário instalar o VMWare Player. O VMWare é um programa gratuito que permite a virtualização de um sistema operacional dentro de seu sistema operacional. É muito útil para diversas situações em que você quer testar algo sem comprometer o seu sistema.

Está no servidor do RABCI um arquivo de imagem ISO com uma instalação do PMB 3.3.8 sem alterações, mas já instalado. ATENÇÃO: Este arquivo tem 450 MB.

Para usá-lo, é necessário criar uma máquina virtual (recomendo usar 20 GB e modo NAT de rede) no VMWare e instalar esse sistema. Você pode rodá-lo como um live CD tb, mas não conseguirá salvas as alterações que fizer.

Todas as senhas e usuários: pmb

Depois é só identificar o ip que está a máquina usando o “sudo ifconfig” e ir no browser da máquina hospedeira e logar no PMB.

Qualquer dúvida, use os comentários.

2 pensamentos em “PMB no VMWare”

Deixe uma resposta