Bibliocicleta – Design de objeto para disseminação da leitura e intervenção em comunidades

Esse foi o trabalho de conclusão de Augusto Leal, do curso de Design da Escola de Belas Artes da UFBA.

O trabalho surge a partir de uma demanda do Água Comprida – Fórum Permanente de Cultura de Simôes Filho, intituição sem fins lucrativos que trabalha em prol da produção artítica e cultural da cidade. O Fórum precisava dar um destino nobre para livros que foram arrecadados a partir de doações de amigos e pessoas interessadas na democratização da leitura por via de uma biblioteca comunitária. O projeto da biblioteca comunitária precisou ser adiado, e por isso surgiu a necessidade de criar uma biblioteca itinerante para dar destino aos livros que foram doados com tanta boa vontade, e para que eles começassem a circular nas mãos daqueles que são privados do benefício da leitura.

O projeto foi todo baseado na utilização de recursos humanos e materiais disponíveis. 90% da materia prima utilizada veio das ruas, e a mão de obra foi toda voluntária. Também foi considerada, a leveza, resistência, e a possibilidade de replicação, para que possa ser produzido em qualquer comunidade que se interesse e por qualquer pessoa.

bibliocicleta

bibliocicleta


Publicado

em

, ,

por

Tags:

Comentários

6 respostas para “Bibliocicleta – Design de objeto para disseminação da leitura e intervenção em comunidades”

  1. Avatar de Bruna Lessa

    Sou estudante de Biblioteconomia na UFBa, e fico feliz que estudantes de outra área tenham uma imaginação tão social, como incentivar e dar acesso a leitura através de um projeto tão criativo na falta de uma Biblioteca em espaço físico.
    Avante estudantes de Biblioteconomia, vamos criar para disseminar, rs!

  2. Avatar de Renata

    Concordo contigo Bruna, graduei-me em Biblioteconomia na UFBA também. Fico feliz quando vejo iniciativas como essa, principalmente por ser criação de um profissional de outra área. O mais bacana do projeto é a acessibilidade, a oportunidade de disseminação do livro e o incentivo à leitura. Parabéns Augusto!

  3. Avatar de Tatiana
    Tatiana

    adorei…

  4. Avatar de Alan Alencar
    Alan Alencar

    Sou da UFBA também, fico feliz pelo projeto do colega.

  5. Avatar de Karin
    Karin

    Muito interessante. Aproveitamento total dos materiais e uma iniciativa magnífica de disseminação da leitura. Parabéns Augusto!! Lindo trabalho!!

  6. Avatar de Augusto Leal

    Obrigado pela divulgação do trabalho aqui no Bibliotecários Sem Fronteiras!

    Agradeço também a todos os comentários!

    Para quem quiser acompanhar o que acontece com a bibliocicleta e com outras iniciativas que fazemos aqui em Simões Filho só acompanhar o blogue!

    http://www.augustoleal.blogspot.com/

    Grande abraço e vamos que vamos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: