Bibliocicleta – Design de objeto para disseminação da leitura e intervenção em comunidades

Esse foi o trabalho de conclusão de Augusto Leal, do curso de Design da Escola de Belas Artes da UFBA.

O trabalho surge a partir de uma demanda do Água Comprida – Fórum Permanente de Cultura de Simôes Filho, intituição sem fins lucrativos que trabalha em prol da produção artítica e cultural da cidade. O Fórum precisava dar um destino nobre para livros que foram arrecadados a partir de doações de amigos e pessoas interessadas na democratização da leitura por via de uma biblioteca comunitária. O projeto da biblioteca comunitária precisou ser adiado, e por isso surgiu a necessidade de criar uma biblioteca itinerante para dar destino aos livros que foram doados com tanta boa vontade, e para que eles começassem a circular nas mãos daqueles que são privados do benefício da leitura.

O projeto foi todo baseado na utilização de recursos humanos e materiais disponíveis. 90% da materia prima utilizada veio das ruas, e a mão de obra foi toda voluntária. Também foi considerada, a leveza, resistência, e a possibilidade de replicação, para que possa ser produzido em qualquer comunidade que se interesse e por qualquer pessoa.

bibliocicleta

bibliocicleta

6 pensamentos em “Bibliocicleta – Design de objeto para disseminação da leitura e intervenção em comunidades”

  1. Sou estudante de Biblioteconomia na UFBa, e fico feliz que estudantes de outra área tenham uma imaginação tão social, como incentivar e dar acesso a leitura através de um projeto tão criativo na falta de uma Biblioteca em espaço físico.
    Avante estudantes de Biblioteconomia, vamos criar para disseminar, rs!

  2. Concordo contigo Bruna, graduei-me em Biblioteconomia na UFBA também. Fico feliz quando vejo iniciativas como essa, principalmente por ser criação de um profissional de outra área. O mais bacana do projeto é a acessibilidade, a oportunidade de disseminação do livro e o incentivo à leitura. Parabéns Augusto!

  3. Muito interessante. Aproveitamento total dos materiais e uma iniciativa magnífica de disseminação da leitura. Parabéns Augusto!! Lindo trabalho!!

Deixe uma resposta