Lançamento do Ubuntu 10.10 na Biblioteca Malba Tahan de São Bernardo do Campo

Divulgando uma iniciativa muito bacana da Divisão de Bibliotecas Públicas de São Bernardo:

Uma cultura livre também se faz com software livre

“Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã, e nós trocamos as maçãs, então você e eu ainda teremos uma maçã. Mas se você tem uma ideia e eu tenho uma ideia, e nós trocamos essas ideias, então cada um de nós terá duas ideias” George Bernard Shaw

No dia 30 de outubro, a Biblioteca Malba Tahan, em São Bernardo do Campo/Sp, terá um dia de atividades voltadas ao software livre, à cultura digital e ao Gnu-Linux.

09h00min – 09h30min – Abertura
Entrega do Telecentro da Biblioteca Malba Tahan

Fruto de um convênio da Prefeitura de São Bernardo do Campo com o Ministério das Comunicações, a Biblioteca Malba Tahan iniciará as atividades do primeiro telecentro da cidade. Serão 10 computadores com acesso à internet e uso livre pela população. Todos com Gnu/Linux, BrOffice, Firefox.

9h30min – 10h00min – Filme
InProprietário

O mundo do software livre” é um projeto experimental, trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo dos ex-alunos Jota Rodrigo (Johnata Rodrigo de Souza) e Daniel Pereira Bianchi, do Centro Universitário FIEO – UNIFIEO. Softwares possuem donos. Para obtê-los é necessário, na maioria das vezes, adquirir licenças de uso. O código-fonte, a receita do software, não é disponibilizado, o que impossibilita o acesso para consulta ou alteração dos programas. Mas nem sempre foi assim. Fruto do desenvolvimento científico, o software nasceu livre, e passaria a ser mercadoria somente nas décadas de 1970 e 1980, respaldado então pelo Copyright.

10h00min – 11h00min – Palestra
Software livre, cultura hacker e o ecossistema da colaboração

Sérgio Amadeu da Silveira é graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Consultor de Comunicação e Tecnologia. Foi professor titular do Programa de Mestrado da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2006-2009). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005) e foi membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005). Pesquisa as relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais. Autor dos livros: “Exclusão Digital: a miséria na era da informação” e “Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento”. Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: exclusão digital, tecnologia da informação e comunicação, sociedade da informação, economia informacional, cidadania digital e Internet.

11h00min – Palestra
Introdução ao software livre

Paulo Oliveira “Kretcheu” ,é Engenheiro Mecânico e professor universitário, administrador de redes a mais de 10 anos e desenvolvedor de soluções para terminais leves. É editor e apresentador do KVB,KretcheuVideoBlog (kretcheu.com.br). Instrutor Oficial Ubuntu, possuindo Certificado LPI-C, UCP, Novell NCLA e DCTS.


13h00min – 14h00min – Filme
Steal This Film 2 / Roube este Filme 2

Em tempos de mudanças na lei de direitos autorais, este filme reúne diversos entrevistados para defender a tese de que o modelo de entretenimento que envolve direitos autorais está falido e será totalmente derrubado em breve, pela mistura de desenvolvimento tecnológico e de usuários que já crescem acostumados a não pagar por músicas e filmes.

14h00min – 15h00min – Palestra
Como contribuir com projetos livres

Kemel Zaidan é bacharel em Artes Cênicas pela USP. Ator, educador, contador de histórias e entusiasta apaixonado do software livre. Atualmente cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC e coordena a comunidade do Ubuntu-SP: www.ubuntu-sp.org.

15h00min – 16h00min – Palestra
Launchpad.net: o canivete suíço do Ubuntu

O Launchpad é uma ferramenta única de colaboração e hosting para projetos de software, que faz o simples: compartilhar código, abrir bugs, traduzir, e trocar idéias a respeito dos projetos. O Ubuntu o utiliza ostensivamente, para desde discussão de idéias (blueprints), bugs, traduções, até mesmo a geração e manutenção dos pacotes .deb nos repositórios oficiais. Vamos falar sobre como o Ubuntu utiliza esta ferramenta tão poderosa, e como você pode contribuir com esta distribuição tão aclamada através do Launchpad.

Ursula Junque – a.k.a. Ursinha, é formada em Ciência da Computação pela UNICAMP, trabalha na empresa Canonical como desenvolvedora de software e engenheira de qualidade no projeto Launchpad. Membro atuante na comunidade do Ubuntu, é membro do Conselho Comunitário do Ubuntu Brasil e também a primeira mulher a tornar-se Membro Oficial do Ubuntu no Brasil.

16h00min – 17h00min – Palestra
Jogos no Ubuntu – Diversão e liberdade

Carlos Donizete Froes , o “Coringão”, é técnico em informática, idealizador e administrador do portal Ubuntu Games, um dos maiores site sobre jogos para software livre do mundo.

Atividades que ocorrerão durante todo do dia

10h00min – 17h00min
Lançamento da versão 10.10 do Ubuntu – Maverick

Chega de softwares piratas e proprietários, traga seu micro na Install Fest e liberte-se!

Devido a sua facilidade de uso o Ubuntu é recomendado para quem está saindo do Windows e iniciando o uso de softwares livres com ferramentas para edição de textos, internet e tudo que você necessitar. Em outubro foi lançado sua nova versão Maverick Meerkat e a comunidade Ubuntu-BR-SP divulgará as novas funcionalidades, ajudando na instalação e distribuindo CDs com a mais nova versão do Ubuntu e do Kubuntu.

Uma Install Fest, ou Festival de Instalação é um momento de colaboração e solidariedade. Traga seu computador e os voluntários da comunidade Ubuntu-BR-SP o ajudarão a instalar um sistema operacional livre, licenciado, além do suporte a problemas específicos de hardware e software.

Como chegar:

Biblioteca Pública Municipal Malba Tahan
R. Helena Jacquey, 208 – Rudge Ramos, São Bernardo do Campo – São Paulo, 09635-060

Deixe uma resposta