Twitter da biblioteca da EEFFTO/UFMG – Relato de experiência

Poster apresentado por Iris Vieira (@irisvieira) no SNBU. Se já não bastasse o conteúdo e resultados interessantes, aprendam como se desenha um poster para apresentação em congressos.

poster em pdf

Relata a experiência da biblioteca da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG) com o twitter. Define a ferramenta, sua estrutura e finalidades. Mostra o cenário do twitter no Brasil e sua relação com bibliotecários e bibliotecas. A criação do twitter da biblioteca EEFFTO/UFMG teve como principal objetivo disponibilizar um canal de comunicação moderno, rápido e interativo com a comunidade usuária da biblioteca.

Apesar da divulgação ocorrida em vários meios de comunicação, o twitter da biblioteca possui poucos seguidores. Um dos motivos para a baixa quantidade de seguidores se deve ao fato de, na comunidade da EEFFTO/UFMG haver poucas pessoas que têm seus próprios twitters. É uma ferramenta relativamente nova no Brasil e isso talvez seja um dos motivos pela falta de um número signicativo de seguidores.

Das 26 bibliotecas do Sistema, apenas a biblioteca da EEFFTO/UFMG possui Twitter. Seria conveniente que todo o Sistema de Bibliotecas da UFMG aderisse à ideia, pois todos tendem a ganhar com essa ferramenta útil, prática e eciente.

É evidente que o número de seguidores pouco importa se a análise é focada no conteúdo e na boa interação entre seguidores e seguidos. Todos os esforços empregados pela iniciativa na criação do twitter já valem a pena quando se recebe elogios dos usuários através do próprio twitter.

2 pensamentos em “Twitter da biblioteca da EEFFTO/UFMG – Relato de experiência”

Deixe uma resposta