Essa semana eu começo a encerrar as atividades do ano com um mini-curso de redes sociais aplicadas a bibliotecas, promovido pela Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Rio.
A idéia é mostrar na prática todas as tendências de aplicações web, de geotageamento até páginas no facebook, que podem ser aplicadas por bibliotecas e unidades de informação e explicar como elas representam uma oportunidade de oferecimento de serviços que está além de um modelo centrado exclusivamente na organização de acervos.
Acho que estamos encerrando esse ano bem, com muitas bibliotecas dispostas a encarar com mais seriedade as redes sociais, redesign dos catálogos mais centrados nos padrões de uso dos usuários, projetos de digitalização bem encaminhados, bibliotecas inteiramente novas sendo (re)inauguradas, entre outras coisas.
Para o próximo ano eu estou esperando que metodolodias de ROI (return on investment) surjam, porque nos foi dada a chance de trabalhar com novas iniciativas e tecnologias e agora a comunidade e nossos chefes estão cobrando o retorno numérico, qualitativo e quantitativo desses investimentos, que não menos exigem esforços de capital humano e financeiro. E além disso uma turbinada nos sistemas de classificação e catalogação, porque encontrar livros nas estantes já não é mais crítico. A gente já faz isso bem e muito bem por séculos. Está na hora de seguir outros rumos, de conectar inteligências e não apenas pessoas e objetos ou livros físicos ou digitais (que por sinal, não é um conceito novo).
Mas vamos lá, ano novo, vida nova.
———-
Oficina de redes sociais aplicadas a bibliotecas
Data: 17 e 18 de novembro 2010
Horário: 13.30h às 17.30 h
Local: UNIVERCIDADE
Estação Metrô Carioca – Av. Rio Branco s/n
(próximo ao nº 156 da Av. Rio Branco)
Centro – Rio de Janeiro
Inscrição: R$ 100,00
Depósito bancário :
Caixa Econômica
Agência: 1624
C/c: 119-8
Operação: 003
Informações e Inscrições: re*****@re*****.br
Deixe uma resposta