Rumo a um Historiográfico das àreas de Informação – Os 927 primeiros nós

Navegue pelo: GEXFExplorer ou Seadragon Export

Este é um resultado inicial da representação das relações entre citações na área. O objetivo será a criação de primeiramente uma metodologia de representação bibliográfica usando redes e em segundo momento um grande historiográfico das áreas de Informação (Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação).

Eu particularmente acredito que esta forma de representação traz diversos benefícios para a representação de dados bibliográficos de uma determinada área e para pesquisas em geral. Estamos (inicialmente eu e o Luiz) tentando escrever um artigo descrevendo as possibilidades desta ferramenta.

Este modelo traz algumas inovações em relação a tradicional forma de representação:

  • Representação visual de todo ou parte do conjunto representado
  • A representação da dimensão tempo como variável
  • Possibilidade de uso de filtros e clusterização

Já dá para perceber algumas potencialidades de aplicação:

  • Bibliometria: É a aplicação mais óbvia do modelo. A partir das relações entre as bibliografias, dá para criar cálculos bibliométricos de citação
  • Pagerank: Uma aplicação do valor de uma obra baseada em um algoritimo utilizando as relações entre elas. É uma ruptura com o atual modelo dos catálogos de “recuperação da informação” que pregava a neutralidade (os valores eram precisão e revocação).
  • Auto-organização: Possibilita uma nova forma de organização da informação. O Fernando Pires bem observou em seu TCC que nossas classificações são “agrárias” e estáticas. Cada novo nó na rede altera a sua configuração e consequentemente sua organização. E ainda, em grandes redes, é possível a criação de clusters de obras afins, que se considerarmos o principio de que a classificação “junta pela semelhança e separa pela diferença”, cada cluster é uma nova classe dinâmica. O interessante, é que com o passar do tempo, uma obra pode passar de um cluster para outro.
  • Historiográficos como definidos por Eugene Garfield: Os historiográficos foram criados por Eugene Garfield na década de 60 e são uma ferramenta muito útil para a história da ciência, pois possibilitam mapear as influências das idéias em uma determinada área.
  • Estudo da influência de uma obra ou de um autor específico baseado em na rede de obras que os citam

E outras possibilidades a explorar…

Software utilizado: Gephi

Download:

Estou compartilhando com vocês o arquivo historiográfico.gexf ( cliquem com o segundo botão e escolham salvar como ) que vocês podem importar no Gephi e testar a ferramenta. A idéia é a mesma do Creative commons, use, mas caso forem apresentar algo, citem a fonte 😉

8 pensamentos em “Rumo a um Historiográfico das àreas de Informação – Os 927 primeiros nós”

  1. Ótima a pesquisa, Muraka. Estou curiosa pra ver como vai ficar a representação visual do resultado “final” da pesquisa (final entre aspas pq vão surgir coisas novas e a rede vai aumentar – a não ser que vc tenha estabelecido um limite de data).

    Abraço

Deixe uma resposta