Navegue pelo: GEXFExplorer ou Seadragon Export
Este é um resultado inicial da representação das relações entre citações na área. O objetivo será a criação de primeiramente uma metodologia de representação bibliográfica usando redes e em segundo momento um grande historiográfico das áreas de Informação (Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação).
Eu particularmente acredito que esta forma de representação traz diversos benefícios para a representação de dados bibliográficos de uma determinada área e para pesquisas em geral. Estamos (inicialmente eu e o Luiz) tentando escrever um artigo descrevendo as possibilidades desta ferramenta.
Este modelo traz algumas inovações em relação a tradicional forma de representação:
- Representação visual de todo ou parte do conjunto representado
- A representação da dimensão tempo como variável
- Possibilidade de uso de filtros e clusterização
Já dá para perceber algumas potencialidades de aplicação:
- Bibliometria: É a aplicação mais óbvia do modelo. A partir das relações entre as bibliografias, dá para criar cálculos bibliométricos de citação
- Pagerank: Uma aplicação do valor de uma obra baseada em um algoritimo utilizando as relações entre elas. É uma ruptura com o atual modelo dos catálogos de “recuperação da informação” que pregava a neutralidade (os valores eram precisão e revocação).
- Auto-organização: Possibilita uma nova forma de organização da informação. O Fernando Pires bem observou em seu TCC que nossas classificações são “agrárias” e estáticas. Cada novo nó na rede altera a sua configuração e consequentemente sua organização. E ainda, em grandes redes, é possível a criação de clusters de obras afins, que se considerarmos o principio de que a classificação “junta pela semelhança e separa pela diferença”, cada cluster é uma nova classe dinâmica. O interessante, é que com o passar do tempo, uma obra pode passar de um cluster para outro.
- Historiográficos como definidos por Eugene Garfield: Os historiográficos foram criados por Eugene Garfield na década de 60 e são uma ferramenta muito útil para a história da ciência, pois possibilitam mapear as influências das idéias em uma determinada área.
- Estudo da influência de uma obra ou de um autor específico baseado em na rede de obras que os citam
E outras possibilidades a explorar…
Software utilizado: Gephi
Download:
Estou compartilhando com vocês o arquivo historiográfico.gexf ( cliquem com o segundo botão e escolham salvar como ) que vocês podem importar no Gephi e testar a ferramenta. A idéia é a mesma do Creative commons, use, mas caso forem apresentar algo, citem a fonte 😉
8 respostas para “Rumo a um Historiográfico das àreas de Informação – Os 927 primeiros nós”
Olá Thiago!
Parabéns pelo projeto.
Sem dúvida uma grande contribuição para a área!!
Bjs
[…] This post was mentioned on Twitter by robinson ma, Bibliotecno.com.br. Bibliotecno.com.br said: Rumo a um Historiográfico das àreas de Informação – Os 927 primeiros nós http://tinyurl.com/4k8o3ky […]
Ótima a pesquisa, Muraka. Estou curiosa pra ver como vai ficar a representação visual do resultado “final” da pesquisa (final entre aspas pq vão surgir coisas novas e a rede vai aumentar – a não ser que vc tenha estabelecido um limite de data).
Abraço
Olá..o link do arquivo nao funcionou…pode republicar…? obrigado e parabens…
Fala Thiago… os links estão quebrados e o arquivo não está abrindo no Gephi…
Abração
[…] Rumo a um Historiográfico das àreas de Informação – Os 927 primeiros nós […]
[…] google augmented reality glasses wonderlic test texas tornado fantasy baseball st louis cardinals jared sullinger Share this:TwitterFacebookLike this:LikeBe the first to like […]
Excelente iniciativa!!!