A biblioteca dos mortos vivos

A biblioteca do McPherson College acaba de lançar um guia da biblioteca online com 23 páginas em formato de graphic novel, chamado “Biblioteca dos Mortos-Vivos” onde alunos fugindo de um ataque de zumbis no campus se refugiam na biblioteca.

Matt Upson, diretor de serviços da biblioteca, na verdade o único bibliotecário, percebeu ano passado que ele e sua pequena equipe estavam gastando muito tempo respondendo a perguntas básicas sobre o uso da biblioteca.

“Nós não temos todos os requisitos para a divulgação padronizada das informações da biblioteca, e não temos a mão de obra para atender a essas necessidades de forma tradicional, como ir a seminários para calouros”, disse ele. “Encontramos uma grande quantidade de alunos que chegam como calouros e simplesmente não têm a alfabetização de informação que seria de esperar, mas abrindo a porta para eles, fornecendo este cômico guia, apresentando a biblioteca e os bibliotecários de uma forma diferente e oferecendo a eles informações sobre nossos serviços por meio desse recurso, acho que vamos nos livrar de alguns dos nossos encargos “, Upson disse.

No outono passado, ele e Mike Hall, um bibliotecário assistente e aluno em tempo integral da faculdade, começaram a conversar sobre maneiras de promover a literacia da informação. Eles rejeitaram a primeira idéia, um vídeo, porque mais uma vez pessoal (e dinheiro), estavam faltando para produzir “um recurso de alta qualidade.”

Optaram então por uma história em quadrinhos.

A edição online foi publicada em março e a biblioteca mandou imprimir 200 cópias que estarão disponíveis no próximo semestre. O custo total foi de cerca de 1000 dólares, que foi paga com uma pequena subvenção do Centro-Sul Kansas Sistema de Bibliotecas e fundos Miller Library.

via Library Journal

Guia da biblioteca – A biblioteca dos mortos vivos [download do pdf 5MB]

—-

lindão
eu tenho uma idéia para um guia de bibliotecas online (um que sirva pra qualquer biblioteca)
quem quiser colaborar, deixa o contato aí nos comentários que eu mando email depois pro brainstorm

10 pensamentos em “A biblioteca dos mortos vivos”

    1. a idéia é simples: é criar um guia universal de uso de biblioteca (como achar livro na estante, como usar portal capes, como solicitar artigo via comut por exemplo) usando imagens creative commons do flickr

  1. Muito inteligente esse bibliotecário, achei super pertinente esse gibi, me encontro na mesma situação e é cansativo e chato ficar sempre respondendo aos usuarios sobre os serviços. Acho que esse guia minimiza isso além de divulgar a propria biblioteca trazendo novos usuarios.

Deixe uma resposta