Biblioteconomia a distância e sem distância

Usando a ExtraLibris como plataforma e algumas parcerias para ajudar na logística, nós estamos nos dispondo a oferecer cursos de atualização e capacitação com foco temático em biblioteconomia, bibliotequices e correlatas, tão logo pessoas interessadas apareçam.

Os cursos presenciais serão realizados inicialmente no Rio de Janeiro e Recife, mas com a possibilidade de serem oferecidos também em outras cidades, conforme os pedidos forem surgindo. Os cursos EAD seguem o modelo que já vinha sendo utilizado na ExtraLibris, por meio do moodle.

Bolamos um sistema de pré-inscrição e mapeamento de demandas por cursos presenciais de curta duração e curtos modalidade EAD um pouco mais longos. Funciona quase como um mural do Facebook: nós incluimos algumas ofertas de cursos (post) e as pessoas vão indicando se estão dispostas a fazer o curso (curtir). Todos os cursos possuem um número mínimo de interessados para que possam ser realizados (digamos, 20 pessoas). Então assim que esse número de pessoas for alcançado (muitos curtiram), nós agilizamos a realização do curso.

Ou seja, você não precisa pagar de cara. A lista é uma pré-inscrição. Quando a lista estiver completa, os ministrantes entram em contato por email, divulgando a ementa e conteúdo do cursos, e só então as pessoas devem confirmar seus pagamentos, até que se alcance o limite de pessoas que a sala comporte.

Nós ofereceremos certificados, igual a todos esses outros de cursos de curta duração. Mas lembrem-se de que estamos muito mais interessados em vender idéias do que um pedaço de papel com uma assinatura (bonito, muito bonito).

Isso implica que qualquer pessoa pode sugerir cursos novos, temas novos e ministrantes novos, assim como elas próprias podem se candidatar a oferecer um curso, em sua cidade.

Qualquer dúvida, enviem por meio do formulário de inscrição.

ExtraLibris Cursos

5 pensamentos em “Biblioteconomia a distância e sem distância”

  1. E o Orkut para bibliotecas? Não tem mais? Queria fazer, porque quero entrar logo nesse mundo da Web, e não ficar pra trás!

  2. Oi, sou monitora da disciplina do novo curículo, “Normas e padrões para tratamento e recuperação da informação”, da UFF e o projeto é justamente EAD em Biblio. Gostaria de trocar idéias. A plataforma que usaremos será a moddle, tbm .
    Obrigada, Rita Lima (ritabiblios@gmail.com / ritalimamoraes@yahoo.com.br /ritalima@iduff.br)

  3. Depois que vi aquela a palestra do Moreno no ESALQ USP e sobre essa questão que a gente fala muito bem de bibliotecários para bibliotecários, mas temos muita dificuldade de conversar com os usuários (principalmente nas mídias sociais). Não sei se iríamos aprender isso com um curso, com certeza não, mas poderia estudar e discutir um pouco mais as redes socias de uma forma “intermediária”. Já sugeri no formulário.

Deixe uma resposta