Bibliotecários nos filmes e na tv não são novidade [Librarians in the movies é provavelmente a lista hollywoodiana mais completa sobre a aparição de bibliotecários e bibliotecas no cinema].
Eu quis fazer uma compilação de filmes que todo bibliotecário deveria assistir, filmes que devem fazer parte da formação do profissional, mais do que uma mera identificação visual com a profissão. Por exemplo, a bibliotecária da “Múmia” é famosa. Mas ela não representa um constructo da biblioteconomia, ao contrário de um filme como o Nome da Rosa.
Ou seja, não se trata da aparição dos bibliotecários ou bibliotecas, somente. É ver um filme como Idiocracy para pensar sobre o mundo sem conhecimento, assistir Fahrenheit e pensar sobre o mundo sem livros, ver Desk Set e pensar em um mundo sem organização dos documentos, ver Cosmos e pensar na produção dos registros do conhecimento e etc. E através dessas representações nos filmes, compreender o papel do bibliotecário no mundo.
Aqui estão alguns filmes (ou séries ou similares, muitos baseados em livros homônimos) que, contendo bibliotecários ou não como personagens, são imprescindíveis para a formação intelectual do profissional bibliotecário:
Fahrenheit 451
O Nome da Rosa
The Machine that made us
Desk Set
Cosmos – parte sobre a Biblioteca de Alexandria
Rayward sobre Paul Otlet
Brazil (1985)
Idiocracy
Party Girl
se tiverem outras sugestões, mandem nos comentários.
Deixe uma resposta