
Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública
por
Tags:
Comentários
8 respostas para “Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública”
-
Discussão chegou tarde.
Com o custo de administração de uma biblioteca pública poderiamos comprar quantos Kindles para os cidadãos?
-
Bem penso que mesmo tarde, a discussão sobre um assunto tão importante seja válido, desde que tenham no final questões resolvidas na prática.
E Caruso, é caro sim administrar uma biblioteca pública,ainda mais quando ela não tem recursos próprios e na maioria está ligada a orgãos que parecem não perceber a importãncia desde local. A biblioteca pública não é só empréstimo de livros, é informação, projetos de incentivo a leitura, educativos e culturais. Vamos comprar vários Kindles e distribuir para o cidadão e daí… o que ele faz?? Se muitos mal tem o letramento completo, se muitos não tem contato com o computador, não sabem nem o que é um email. Kindles não é uma realidade brasileira… precisamos de escolas bem equipadas com professores capacitados e bibliotecas com profissionais que saibam que biblioteca é “um organismo em crescimento”, não pode ficar parada no tempo só com empréstimo de livros.Abraços
Kátia
Bibliotecária- CBR14/1157
Biblioteca Pública Ary Cabral
Brusque/SC -
Retificando… hehheheh
CRB 14/1157 -
Será que serão discutidos pontos básicos do assunto ou será mais um bla, bla, bla de político para ganhar voto?
Será que nessa frente ficará acertado que a lei que regulamenta nossa profissão será cumprida pelos governos e governantes… já que são eles que colocam para chefiar essas bibliotecas pessoas desqualificadas e sem formação???
A maioria das bibliotecas públicas e municípais tem nas chefias pessoas sem formação, quando nossa lei coloca que para exercer a administração e a direção de Bibliotecas é necessário ser Bibliotecário e ter registro no CRB da região.
Até as universidades estão nomeando leigos, como aqui em MG…
Vejo isso como uma forma de fazer campanha barata!
GeDu -
Estava fazendo uma provocação em relação ao Kindle…
Mas sou cético em relação a eventos baseados em defesas, argumentos, discussões sobre o papel estratégico. Querem saber o papel estratégico? Consultem os bibliotecários.
Quem tem vontade política e poder econômico vai lá e faz acontecer. O que está sendo realizado de fato?
-
Eu acho muito válida esta discussão, pois não existem políticas públicas para as bibliotecas, que estão carentes de recursos materiais e profissionais. E discutindo o problema já é um começo.
-
Esse Caruso aí so sabe criticar mano, em que pais ele vive? Parece o zangado dos 7 anões, já leu?
-
Colegas:
Sou diretora da Biblioteca Pública do Estado do RS e há 20 anos atua em bibliotecas públicas. Coordenei de 2003 a 2010 também o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e já fui presidente do conselho regional de biblioteconomia do RS (10 região). Este evento será de grande importância para dar destaque para a biblioteca pública e sua importânica para a formação cultural e social dos cidadãos. Estarei nesse evento, na mesa da Frente Parlamentar para falar da importância desse espaço e suas carências, o que ainda precisa ser melhorado e respeitado em nossa área: orçamentos maiores, recursos humanos qualificados, acervos atualizados, modernização dos espaços e serviços da bibliotecas pública, enfim, relatar minha experiência na área e cobrar políticas para nossa área. Acredito que outros bibliotecários farão parte da mesa também, assim como fui convidada a contribuir com minha experiência. Espero que a partir desse evento (antes tarde do que nunca!) possamos ampliar a visão e as ações das bibliotecas públicas e qualificar ainda mais este espaço da comunidade.
Deixe uma resposta