Introdução ao Gephi

Dessa discussão no Facebook da Manuela surgiu a idéia de fazer um post de introdução sobre o Gephi. Espero que o resultado seja útil a quem tiver interesse.

Gephi: “Um photoshop de gráfos”

Gephi é uma plataforma interativa de visualização e exploração de todos os tipos de redes e sistemas complexos, grafos dinâmicos e hierárquicos.”

É um software escrito em Java e roda tanto no Windows, Linux e Mac. Você pode fazer o download do Gephi 0.8 beta aqui.

As principais características do Gephi: Visualização em tempo real, Layout, Métricas, Análise de redes dinâmicas, Criação de cartografias, Clusterização e gráfos hierárquicos, Filtros dinâmicos, Centrado no usuário, Modular e Possui um centro de plugins.

Um pequeno tutorial

Este post pretende ser apenas uma referência inicial para quem está querendo explorar essa poderosa ferramenta de análise de redes.

O que é um grafo?

“Um grafo G é definido como sendo um par ordenado (V,E), onde V é um conjunto e E uma relação binária sobre V. Os elementos de V são denominados de vértices ou pontos ou nós, e os pares ordenados de E são denominados de arestas ou linhas ou arcos do grafo.”

“Um grafo pode ser dirigido ou não dirigido. Um grafo é dito dirigido se suas arestas possuem orientação.”

RABUSKE, Márcia. Introdução à teoria dos grafos. Florianópolis: UFSC, 1992.

No Gephi, nós são nodes e arestas são edges.

Gephi na prática

O primeiro passo é criar um novo projeto. Cumprido esse passo, o Gephi te mostra 3 telas principais: Visão Geral (Overview), Laboratório de Dados (Data Laboratory) e Visualização (Preview). Você pode acessar uma descrição detalhada de toda a Interface Gráfica do Usuário (GUI) aqui. Recomendo sempre começar seu projeto pelo Laboratório de dados:

Laboratório de Dados

Esta área é composta por duas tabelas (Nós (Nodes) e Arestas (Edges)), sendo a de arestas relacional.

Inicie configurando todos os campos de atributos que irão descrever os seus itens de pesquisa. Esses atributos são importantes para gerar estatísticas posteriormente, por isso é fundamental cuidado nesse momento. O Gephi permite o uso de todos os principais formatos de dados para a descrição do campo, mas se não souber o que usar, use “string” para caracteres e “integer” para números. Para criar um gráfo dinâmico, crie uma coluna tipo “integer” (por exemplo, ano), preencha alguns valores, clique em “mesclar colunas”, selecione a coluna criada e como estratégia de mesclagem, escolha “Criar intervalo de tempo”. Será criado uma coluna “TimeInterval” permitindo você utilizar filtros temporais da aba “Visão Geral”. Importante lembrar que a cada cálculo rodado, os resultados são adicionados como campos na tabela.

A aba Arestas já vem praticamente configurada, e é preenchida relacionando os registros adicionados na tabela Nós através de seus IDs. Existem dois campos desta tabela que merecem atenção: Label e Weight. O Label é o nome dado ao relacionamento, que podem dar atributos semânticos para sua rede. E o Weight (Peso) é o valor dado ao relaciomento, esse valor será utilizado nos cálculos no Overview e na representação visual do Gráfo.

Visão Geral

Consulte o GUI Description

Farei um post só para tentar deixar mais claro os cálculos das estatísticas.

Visualização

Consulte o GUI Description

Finalizando

Tem alguma dúvida? Consulte se alguém já postou no fórum, se não, não deixe de postar. Lembrando também uma frase comum em fórums de discussão internacionais: “Google is your friend”.

Coleta de dados

Algumas maneiras de coletar dados:

Twitter: Use o NodeXL.
Facebook: Use o Netvizz.
HTTP ou Rede de links: O Gephi tem um plugin: HTTP Graph. Ou uma melhor e mais trabalhosa opção, usar o NaviCrawler, que é um complemento que só funciona no firefox 3.6 (procure por uma versão portable).

Importando dados do excel

Leia esse tópico do forum: Creating the right Excel file


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

7 respostas para “Introdução ao Gephi”

  1. Avatar de Manuela

    Murakami é meu pastor e nada me faltará, heh. 😀

  2. […] Antes de qualquer coisa, preciso agradecer a todos que ajudaram e preencheram o formulário do post de pedido de ajuda. Uma honra contar com todos vocês. Também vou aproveitar este post para tentar demonstrar na prática os principais cálculos do Gephi que fiquei devendo no post anterior. […]

  3. Avatar de paulo alexnadre
    paulo alexnadre

    Bom dia, gostaria de uma ajuda sua sobre o aplicativo NETVIZZ já pesquisei em algumas fontes porem nao
    consegui sanar a minha duvida,
    Quando eu gero um arquivo do netvizz
    ele manda um arquivo para ser inserido no Gephi
    porem quando ele mostra o gráfico ao invez de ser o nome do perfil do face
    ele gera a ID do face como faço pra ele mandar o nome do perfil

  4. Avatar de Adolfo
    Adolfo

    Oi!!!
    Tenho um computador com o XP 32, o gephi abre então ele mostra uma informação dizendo que o diretório esta sendo usado e então ele
    some.
    Sugestões?

  5. […] Tutorial de Gephi em português: http://bsf.org.br/2011/10/18/introducao-ao-gephi/ […]

  6. […] Tutorial de Gephi em português: http://bsf.org.br/2011/10/18/introducao-ao-gephi/ […]

  7. Avatar de Luana
    Luana

    Olá, gostei das informações. Porém a fonte utilizada não é muito adequada, fica ruim a visualização

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.