Post do prof. da UFAL Ronaldo Ferreira de Araújo:
Dei uma olhada na programação do I Encontro Escola SESC de bibliotecas escolares postado pelo Moreno e fiquei lembrando de alguns encontros que participei alguns bons anos atrás, sobre a temática no Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar, coordenado pela Campelo da UFMG. Percebo que continuamos consolidando práticas sobre leitura, formação do leitor e a mediação do profissional bibliotecário.
Confesso que sinto falta de discussões sobre a biblioteca escolar no contexto atual das redes e tecnologias digitais. Recentemente conheci uma aplicação interessante, o Twitter Veen, que te permite visualizar interconexões de termos nas mensagens do Twitter. Basta inserir dois ou mais termos e clicar em “search”. Depois de um tempo me familiarizando, achei interessante o número de mensagens diárias sobre biblioteca e escola no Twitter. O diagrama abaixo ilustra o que estou dizendo. Ele mostra que no dia 17 de novembro para o termo “escola” reuniu 315.674 tweets, e o termo “biblioteca” 13.927 tweets, e que as mensagens com ambos os termos somam 237 tweets.
Na tarja inferior ao diagrama o Twitter Veen exibe aleatoriamente as mensagens presentes no diagrama. Selecionei algumas, que podem ser vistas na figura a seguir:
Bom, a biblioteca escolar entrando ou não no contexto das mídias sociais, a garotada já está por lá. Quem sabe em breve verificamos assuntos assim serem encorporados em nossos encontros. Então, o que acham?
por
@ronaldfar
Deixe uma resposta