Gustavo Henn tinha perguntado no twitter sobre o número de pessoas que frequenta a biblioteca universitária em dia de pico.
Contando somente o número de transeuntes, que entram na biblioteca e não necessariamente participam de qualquer modalidade de transação, acredito que deve ter umas bibliotecas públicas de São Paulo que devem receber fácil umas 2 mil pessoas por dia, mas ainda assim acho que as universitárias ganham em período de prova. As bibliotecas centrais das federais e das PUC são gigantes.
Eu já trabalhei em uma universidade particular que tinha contador na entrada. O recorde era de 1300 em um dia de pico, só que a biblioteca tinha menos de 500m². Era gente demais.
Tirei uma foto essa semana da biblioteca em que trabalho. Não dá pra ver o espaço completo, mas dá pra ter uma noção, do salão e do mezanino ocupado, fora as áreas que não aparecem na foto. É só contar o número de mesas e cadeiras (tem cerca de 250 assentos), com uma transição entre o pessoal que vai na biblioteca de manhã e de tarde. Então eu chuto umas 500 pessoas, no mínimo, em um dia de pico.
Fica a dúvida então: entre todos os tipos (nacional, pública, universitária), qual é a biblioteca mais frequentada do Brasil?
Podemos estipular um dia de pico qualquer como o valor a ser medido. Sei que nem todas as bibliotecas possuem contadores, mas se você possui um indicativo, ou pelo menos um chute que chegue o mais próximo do real, mande nos comentários. Quem sabe Gustavo ou Tiago não produzem um estudo quantitativo sobre.
Deixe uma resposta