A biblioteca mais frequentada do Brasil

Gustavo Henn tinha perguntado no twitter sobre o número de pessoas que frequenta a biblioteca universitária em dia de pico.

Contando somente o número de transeuntes, que entram na biblioteca e não necessariamente participam de qualquer modalidade de transação, acredito que deve ter umas bibliotecas públicas de São Paulo que devem receber fácil umas 2 mil pessoas por dia, mas ainda assim acho que as universitárias ganham em período de prova. As bibliotecas centrais das federais e das PUC são gigantes.

Eu já trabalhei em uma universidade particular que tinha contador na entrada. O recorde era de 1300 em um dia de pico, só que a biblioteca tinha menos de 500m². Era gente demais.

Tirei uma foto essa semana da biblioteca em que trabalho. Não dá pra ver o espaço completo, mas dá pra ter uma noção, do salão e do mezanino ocupado, fora as áreas que não aparecem na foto. É só contar o número de mesas e cadeiras (tem cerca de 250 assentos), com uma transição entre o pessoal que vai na biblioteca de manhã e de tarde. Então eu chuto umas 500 pessoas, no mínimo, em um dia de pico.

Fica a dúvida então: entre todos os tipos (nacional, pública, universitária), qual é a biblioteca mais frequentada do Brasil?

Podemos estipular um dia de pico qualquer como o valor a ser medido. Sei que nem todas as bibliotecas possuem contadores, mas se você possui um indicativo, ou pelo menos um chute que chegue o mais próximo do real, mande nos comentários. Quem sabe Gustavo ou Tiago não produzem um estudo quantitativo sobre.

7 pensamentos em “A biblioteca mais frequentada do Brasil”

  1. A Biblioteca Central da UFSC tem uma média de cinco mil usuários por dia. Ela fica aberta das 7h30min às 22h. Sábado, das 8h às 17h. Domingo não abre, ainda…

  2. Estou escrevendo um livro e queria essa informação para ilustrar o que é o trabalho de um bibliotecário. Como trabalho numa biblioteca especializada, o público é restrito, então eu não tenho uma ideia nem aproximada. Sei que as bibliotecas centrais universitárias devem receber um número grande de visitantes ao dia e um número maior em semanas de prova. Mas em números isso é quanto?

  3. Sou coordenadora de uma da Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. Nos dias de pico transitam pela biblioteca em média 350 pessoas. Esta biblioteca atende apenas a um curso na universidade, acredito que as bibliotecas maiores, como a de Ciência e Tecnologia atendam um público bem maior.

  4. A Biblioteca da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, já chegou ao recorde de 2.900 usuários. A frequência diária normal oscila entre 1500 a 2500 usuários. Horário de funcionamento é de 7 às 22 horas.

  5. Em 2013 o mês de abril foi o mais frequentado na Biblioteca da ECA?USP. No dia de pico recebemos 623 pessoas, no dia mais fraco foram 363. Em 2014 recebemos uma média de 450 usuários por dia no mesmo mês. Geralmente, abril e maio são os meses mais fortes, quando não temos greve.

Deixe uma resposta