Redescobrindo a biblioteca

Resolvi usar o Nós.vc como plataforma de divulgação de um curso sobre bibliotecas para o público não-especializado. É mais uma proposta de colocar em prática o que eu defendo na teoria, de que as bibliotecas importam, mas que precisam extrapolar mais para mostrar pras pessoas do lado de fora da caixa de livros o que elas estão perdendo.

A melhor maneira de cativar o público leigo e global, que já tem um interesse inicial por leitura e frequenta até certo nível as bibliotecas, é mostrar de que forma eles podem economizar usando a biblioteca, seja pública ou privada. Muitos frequentadores (eu, por exemplo) estão mais propensos a desistir dos serviços oferecidos pelas bibliotecas e optar por pagar serviços semelhantes mais eficazes, como o ato de comprar livros em sebos ou na estante virtual simplesmente porque o dispêndio de dinheiro e esforço seria menor do que por meio da biblioteca mais próxima de casa. O desafio então é refazer os cálculos e mostrar que no total, a conta na biblioteca pode sair mais barata (considerando até mesmo o deslocamento casa x biblioteca e os horários de funcionamento, compatíveis ou não com o horário de trabalho da maioria dos potenciais usuários). Para as pessoas que não frequentam bibliotecas, fica mais fácil ainda mostrar o que elas possuem e como podem ser úteis.

O Nós.vc é uma plataforma de compartilhamento, que promove ofertas de cursos, workshops, encontros. Se a demanda for suficiente, eles ajudam a materializar o encontro.

Esse NÃO É um encontro para bibliotecários. Mas vocês podem indicá-lo para os amigos, interessados, etc.

Se for acontecer mesmo, vai ser no Rio de Janeiro. Se der certo, posso tentar fazer em outras cidades.

O release abaixo, tirado do site:

Como economizar dinheiro usando a biblioteca?
Proposta

Se você ainda acha que as bibliotecas são locais de castigo, um amontoado de livros velhos ou pertecentes apenas à uma classe de eruditos, esqueça. A bibliotecas estão correndo atrás do prejuízo em tempos de google, kindle e ipad, e se tornando cada vez mais úteis e modernas.

Além de se manterem relevantes, as bibliotecas são uma excelente maneira de acessar informação e economizar dinheiro. Hoje, a maioria das bibliotecas (públicas, universitárias, comunitárias) oferece muito mais do que apenas livros, contando com uma série de recursos que vão desde empréstimos de ebooks e jogos para PS3 até assinaturas a grandes bases de dados de revistas especializadas. Tudo isso de graça.

Neste encontro vamos reaprender o significado das bibliotecas e redescobri-las como espaço público fundamental de consumo cultural e de entretenimento, inteiramente grátis.

Economize dinheiro redescobrindo a biblioteca

Deixe uma resposta