Ajuda para identificação de imagens – indexação crowdsourced

A Biblioteca Nacional possui em seu acervo uma coletânia de aquarelas não identificadas, mas adoraríamos saber mais sobre ela.

Se você é ou conhece algum botânico, agrônomo, biólogo, desenhista, bibliotecário ou qualquer pessoa que seja capaz de reconhecer e identidicar uma planta, uma flor, um espécime ou qualquer informação que auxilie na identificação dessas imagens, por favor, faça utilizando os tags e comentários associados à cada uma das imagens no Flickr.

A coletânia é intitulada “Prospectos de Cidades, Vilas, Povoações, Fortalezas e Edifícios, Rios e Cachoeiras da Expedição Filosófica do Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá“.

Durante os anos de 1783 a 1792, José Joaquim Freire (Portugal [17–] – s.l. ca.1814. Pintor aquarelista, desenhista, riscador. Segundo-tenente cartógrafo da Marinha Real Portuguesa) integra, com Joaquim José Codina, a expedição Viagem filosófica, comandada por Alexandre Rodrigues Ferreira, enviada ao Pará, Amazonas e Mato Grosso pelo Real Gabinete de História Natural do Museu de Ajuda de Lisboa, sob o reinado de dona Maria I. Realiza croquis e desenhos aquarelados que documentam as atividades artesanais da população nativa, espécimes da fauna e da flora, vistas de cidades e vilas, construções, embarcações.

via

Oferecer as aquarelas por meio do Flickr é uma oportunidade para a Biblioteca Nacional compartilhar o seu valioso acervo.

Divulguem e ajudem a identificar os desenhos. As informações, uma vez confirmadas, passarão a compor a curadoria oficial da Biblioteca Nacional.

2 pensamentos em “Ajuda para identificação de imagens – indexação crowdsourced”

  1. Olha, acho até que dá para identificar se eu levar as imagens para algum botânico lá na USP, mas não nesse tamanho. As imagens tem de ser grandes e em alta resolução para que eles consigam ver os detalhes que são necessários para identificação.

Deixe uma resposta