10 anos de BSF

Cerca de nove anos atrás eu simplesmente pedi para entrar como editor deste blog.

As coisas eram legais: nas nossas mãos estavam ferramentas de comunicação que nos livravam das antiquadas listas de discussões acadêmicas e dos empobrecidos fanzines universitários. O que antes eram veículos formais que representavam uma comunidade ou pares, se tornaram blogs, que eram identificados pelas pessoas que os escreviam. Até hoje muitas pessoas me reconhecem como “moreno, ele tem um blog”. Os sites e listas como lugares se tornaram blogs, como pessoas.

As coisas eram leves: ninguém precisava de um crachá ou um título para escrever um blog e participar da esfera. Mesmo que não tivesse nada a dizer, você simplesmente poderia fazê-lo se quisesse.

As coisas eram fáceis: bastava criar uma espécie de google alert para “biblioteconomia” e republicar tudo o que julgasse interessante. Que é a coisa mais elementar e desnecessária que se pode fazer em termos de um blog. Mas essa prática trazia junto uma oportunidade de julgamento que era muito mais uma edição de conteúdo do que o mero copiar-colar. A necessidade de manter o blog nos tornou melhores editores. Eventualmente até melhores redatores.

As coisas eram novas: mesmo quem não sabia nada de HTML (eu), podia exercitar a vontade nas páginas em php e css, sem se preocupar em errar. Era um laboratório que explicava muito melhor que semestres de aula de arquitetura da informação e estudos de usuários.

Foi lindo.

Passados 10 anos de uma leva inicial de blogs como USPortunistas e Pergunte ao Ranganathan, o BSF continua ativo. Dez anos é mais de 1/3 da minha idade. É bastante tempo.

Viva o blog!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

7 respostas para “10 anos de BSF”

  1. Avatar de Leandro Fonseca

    Parabéns a todos, vida longa ao BSF!!!

  2. Avatar de Josué
    Josué

    Parabéns aos envolvidos!

  3. Avatar de Cfcgomes

    Muitos parabéns ao blog e a quem o mantém vivo.

    Venham mais 10 🙂

  4. […] Eu fiquei encantado por descobrir um espaço informal para discutir a biblioteconomia. Não tinha caráter acadêmico, todos os comentários eram respondidos e juntou muita gente bacana disposta a discutir. Resultado: Entrava todo dia e participava das discussões sempre que possível. O Moreno resumiu bem: As coisas eram legais, as coisas eram leves, as coisas eram fáceis e as coisas eram novas. […]

  5. Avatar de Marlon
    Marlon

    Parabéns pelos 10 anos, já com essa idade uma grande experiencia,

  6. Avatar de Abraão Antunes-Silva

    parabéns Moreno, Murakami et al! além do blog, aprecio a pró-atividade dos BSF. quem os conhece sabe que o seu trabalho vai muito além do virtual (:

  7. […] próprio BSF, ao longo de 10 anos, nunca teve a intenção de promover uma discussão mais intelectualizada e crítica, e acabou […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.