Arquitetura e Design de bibliotecas – 2012

Preparem a banda larga porque lá vêm as tendências em arquitetura de bibliotecas.

Uma vez por ano eu percorro os blogs de arquitetura buscando os projetos de biblioteca de maior destaque. Só de olhar para as fotos dá pra perceber certos padrões de estilo e usabilidade (fachada em vidro e estantes baixas, por exemplo, usados em quase todos os projetos de novas bibliotecas)

Não me perguntem o nome das bibliotecas, perdi no bolo.

Essa é minha semana de arquitetura em bibliotecas. Depois farei uma só com as brasileiras e coloco todas as fotos no álbum do BSF no facebook.

Biblioteca boate

Cores extravagantes

Luzes caprichadas

Pinduricalhos


Sofás

Balcão de referência

Escadas (como assento)

Biblioteca lan-house

Biblioteca-restaurante

Biblioteca-loja de departamento

Estantes baixas

Contato com a natureza

Letras grandes

Carpetes geométricos

Teto exposto

Teto estilizado

Concreto exposto

Curvas

Madeira

Aço

Vidro

19 pensamentos em “Arquitetura e Design de bibliotecas – 2012”

  1. Parabens ao BSF pela excelente dica. Realmente tendencia de paises que se respeitam. Sou Bibliotecário e morri de inveja desses povos detentores dessas maravilhas. Se fizessem assim no Brasil, nao existiriam politicos da lapide de parte daqueles que usurpam o poder e legislam em causa propria, traindo sua nacao e aquelas pessoas que neles acreditaram e depositaram suas esperancas de dias maiores.Pq eles nao tem coragem de fazer leis duras contras eles?? E o povo nao se mobiliza e nao cobra, pq temos grande massa de manobra que os elegem, porque nao tem a oportunidade de frequentar equipamentos desse tipo e o acesso aos que existem ainda sao piadas. Se a coisa mudar de figura, muitos cairao de seus tronos de poder e dinheiro…Isso faz muito falta aqueles que se habituaram a ter tudo de graca e serem mantidos pelos seus esquecidos eleitores.

  2. WOW!!!
    FUCKINTASTIC!!!

    Curti muito um espaço pra se jogar que tem embaixo das escadas de uma ali!

    Tudo muito inspirador, e, realmente, dá para sentir várias tendências que aparecem simplesmente em todos os designs.

  3. Nossa como Bibliotecária achei fantástico. Pena que no Brasil a nossa realidade é outra, e no interior da Bahia é pior ainda.Quem sabe no futuro tenhamos pelo menos um pouco disso.

  4. Fico sonhando com a Biblioteca Comunitária do Conjunto Ceará (Fortaleza Ceará) que um dia será semelhante.Acredito nisso e luto para tal. Nós bibliotecários precisamos sonhar “alto”.

  5. Gostei tanto. Não conhecia estas bibliotecas, tenho pena já que fizeste a pesquisa, que não digas que bibliotecas são estas. Assim aprendiamos um pouco antes de morrermos de inveja.

  6. Achei incrível o post, a sua pesquisa, o tema…enfim tudo!
    Sou bibliotecária, amo livros, bibliotecas e arquitetura tb!!
    Prefiro não comparar à nossa realidade, gosto só de apreciar o que dá pra ver, as fotos, as ideias.

  7. Temos aqui exemplos claros de países que reconhecem a importância da biblioteca como
    equipamento de educação e cultura.

  8. Olá, estou maravilhada com todas essas imagens maravilhosas!!! o tema do meu TCC será uma biblioteca 😀 (faço arquitetura e urbanismo)

  9. Uau!

    Fiquei surpreso com as arquiteturas super ousadas e inspiradoras. São vislumbrantes, e torna qualquer um amante da leitura. O espaço também é muito significante porque incentiva a criatividade. Como defensor das bibliotecas e Contador de Histórias, devo dizer que, estes são lugares os quais eu desejaria morar. Ops! Onde eu desejaria ler [Risos]. Meus agradecimentos pela postagem. Está maravilhoso!

    Um largo abraço!

  10. Parabéns pelo trabalho dessa postagem! Faço arquitetura e urbanismo, e estou procurando ideias para meu primeiro projeto… O qual será uma biblioteca 🙂
    Sem dúvidas, me ajudou muito. Muitas ideias surgiram.
    Abraço!

  11. Ai caramba… Quantos projetos incríveis!

    Eu tenho que projetar uma e minha ideia não chega nem perto disso T_T

  12. A primeira foto da série “balcão de referência” é da Biblioteca Universitária de Munique na Alemanha inaugurada a poucos anos. O projeto segue as formas de um “cérebro”! Muito moderna!!!

Deixe uma resposta