Cursos de inverno – curadoria e bibliotecas digitais

Colegas de trabalho, estou voltando a ministrar cursos e oficinas de curta duração, desta vez no ritmo 3,2,1: 3 cursos, 2 cidades, 1 tema central.

São Paulo
Redescobrindo as bibliotecas públicas e economizando dinheiro utilizando seus produtos e serviços

Esse é inteiramente grátis, voltado para não-bibliotecários. É a minha contribuição de voluntariado na tentativa de fazer algumas pessoas redescobrirem as maravilhas e benefícios das bibliotecas públicas. Estou usando a plataforma Nós.vc para divulgação. Esse curso em SP está pra ser fechado, ainda sem data definida (assim que tiver tudo certo eu atualizo aqui). Esse curso pode rolar em qualquer cidade, bastando que as pessoas se mobilizem para assistir e resolvam a questão logística (local do curso, basicamente). As informações sobre o curso estão aqui.

São Paulo 16/6
Curadoria digital: coleções na web

Esse é uma espécie de oficina para compartilhar tudo o que eu vivi, aprendi e desaprendi em relação à curadoria de acervos e coleções na web, passando por toda a parte dos projetos de digitalização, desde políticas de preservação, qualidade de scaneamento, até dispersão do conteúdo em redes sociais. É a minha tentativa de trabalhar com os bibliotecários para fazer muitas pessoas descobrirem os tesouros escondidos da herança cultural brasileira. Organização da Paloma, vejam informações sobre o curso aqui.

Rio de Janeiro 6/7
Gestão de bibliotecas digitais

Esse é um curso grandão, com uma semana de duração, com participação de vários profissionais e professores, organizado pela Biblioteca Nacional. Eu pego apenas uma pequena parte, pra tratar da relação entre bibliotecas digitais e redes sociais, o que fazer e o que não fazer em estratégias de social media nesse tipo de curadoria. Vejam as informações sobre inscrição e programa do curso aqui.

Vejo vocês lá 🙂

Petições ao diretor da Biblioteca Nacional, Manuel Cícero Peregrino da Silva, de diversas pessoas solicitando a matrícula no curso de biblioteconomia, 1919.

Sala do curso de bibliotheconomia, 1911

10 pensamentos em “Cursos de inverno – curadoria e bibliotecas digitais”

  1. Moreno, esse link pro curso no rio não abre, nem encontrei nenhuma informação no site da BN. Pode dar uma luz sobre as inscrições?

    Abçs

  2. Pingback: Moreno Barros
  3. Assisti sua palestra no curso Gestão de Bibliotecas Digitais da BN, gostei muito, parabéns. Oportunamente, gostaria de conversar com vc. sobre projetos de digitalização.

Deixe uma resposta