PMB – Software Livre para Gerenciamento de Bibliotecas

Dos softwares livres para Bibliotecas, escolhi 2: PMB e Koha. Nos próximos posts vou escrever o porque deles, começando pelo PMB.

PMB (ou PHPMyBiblio)

O PMB é um software livre criado na França que roda em qualquer servidor Web (Arquitetura AMP) e ainda assim é um dos mais completos sistemas de gerenciamento de bibliotecas existentes. Tem suporte completo para UNIMARC, mas principalmente, e por que a grande maioria dos softwares tem as principais caracteristicas, listarei as caracteristicas diferenciais:

– Cliente Z39.50
– Gestão avançada de periódicos
– Gestão avançada de registros, podendo incluir sub-registros
– Documentos eletrônicos (permite o upload e a consulta no conteúdo)
– Interface customizável (tanto OPAC como a área administrativa)
– Indexado pelo Google (pesquise no google por site:http://compartirweb.com/pmbdemo/ )

Conheça uma versão demo da versão 3.5 (lançada em abril/2012) em: http://compartirweb.com/pmbdemo/opac_css

E a área administrativa: http://compartirweb.com/pmbdemo/ (usuário: compartirweb / senha: demo)

Em breve, posto sobre o Koha.

Donwload do PMB em: PMB Services – http://www.sigb.net

9 pensamentos em “PMB – Software Livre para Gerenciamento de Bibliotecas”

    1. Também, fiz um teste com empréstimo, e renovação e pesquisa no OPAC. Pesquisei no Porbase através do protocolo Z39.50, migrei o registro para o OPAC e funcionou ok. Com certeza, é uma ótima alternativa para a comunidade bibliotecária brasileira oferecer em projetos com recursos escassos.

  1. Olá, possuimos uma versão antiga do PMB e queremos atualizar para versão atual e criar alguns processos personalizados para a nossa empresa, caso alguém conheça alguma empresa, se possível do RJ, para realizar este trabalho, agradeço de indicar.

  2. This is actually intriguing, You’re an overly skilled tumblr. I’ve joined your feed and appearance forward to looking for a greater portion of your wonderful article. In addition, I embraced your web site during my social networking sites

  3. Trabalho como bibliotecária na Aliança Francesa, e lá é utilizado este sistema. Entrei lá agora e não conheço quase nada do PMB. E todos os funcionários que trabalhavam antes de mim também não sabem muita coisa. Gostaria de me aperfeiçoar neste sistema, saber de todas as suas possibilidades que sei são muitas.

  4. Olá Tiago, bom dia! Estou fazendo testes para escolha de um software para a biblioteca e gostaria de saber, o PMB ao baixar tem a versão em português?

Deixe uma resposta