Papel marmorizado

Recebi por email a divulgação desse curso e confesso que nunca soube como eram feitos essas capas. cosamálindadimeudeuzo

Marmorização de papel é um método de design de superfície aquosa, que pode produzir padrões semelhantes ao mármore liso ou outra pedra. Os padrões são o resultado da cor flutuante tanto na água pura ou em uma solução viscosa conhecida como size, e em seguida cuidadosamente transferida para uma superfície absorvente, tal como papel ou tecido. Através de vários séculos, as pessoas têm aplicado materiais de mármore para uma variedade de superfícies. Muitas vezes, é empregada como uma superfície de escrita para a caligrafia, e especialmente capas de livros e guardas em encadernações e papelaria. Parte do seu apelo é que cada impressão é um original único. (wikipedia)

O curso deve ser mais ou menos isso aqui.

E não deixem de visitar a coleção de papeis decorados e decorativos da Universidade de Washington.

5 pensamentos em “Papel marmorizado”

  1. Boa tarde,
    estou localizada em São Paulo; trabalho com a técnica do papel marmorizado. Desenvolvo folhas no tamanho 66 x 96 cm.
    Temos os primeiros cursos deste ano de 2013: dia 30 de janeiro e 2 de fevereiro na oficina de encadernação Finisterre Urupês. As vagas são limitadas.
    Também podemos levar o curso até a sua cidade, basta entrar em contato e acertaremos os detalhes.
    Não deixe de conhecer esta técnica milenar de decoração de papéis!!!
    Obrigada
    Célia Porto

    1. Boa tarde Celia, navegando hoje (maio de 2014) encontrei seu post,Ha muito tempo tenho vontade de aprender a tecnica de papel marmorizado e encadernacão,Estou em Curitiba e adoraria um contato para conversarmos sobre uma eventual viabilizacão,Aguardo.Abracos Ellen Regina.

Deixe uma resposta