Diga adeus às folksonomias

Houve tempos que eu ia no delicious.com que ainda se chamava del.icio.us e incluía meus links que queria guardar e ainda por cima adicionava Tags para uma organização pessoal. Muitas outras pessoas faziam isso também e com isso era possível estabelecer um mínimo de organização por pessoas da Internet e ainda, estabelecer confiabilidade em um conteúdo, uma vez que esse conteúdo foi guardado por uma quantidade de pessoas, era possível deduzir que era confiável ou bom.
Trocamos as nossas tags pela facilidade do “Like” ou “Curtir” do facebook. Ou sua cópia, o “+1” do Google. Ainda compartilhamos links, que hoje é mais usado para divulgar o que queremos mostrar do que uma forma de organização pessoal. Mesmo as tão faladas tags do twitter estão sendo abandonadas, assim como o twitter.
Demos a oportunidade do Google e do Facebook de conhecer tudo o que fazemos na Internet. Todos os links do Facebook são monitorados, assim como todos os acessos do google também são. As tags foram substituídas pelo uso na organização da informação. E ainda, trocamos a Deep Web pela Internet dos Apps. A Web continuará, assim como a bibliotecas continuam vivas. Mas a Internet e Web deixaram de ser sinônimos.
Ah, mas o mais bacana é que voltaremos a falar de tesauros. Sim, os desacreditados tesauros voltarão com as buscas do google se tornando mais semânticas. É claro que a busca semântica não se restringe ao controle de vocabulário como usamos, mas será uma forma mais pragmática de uso das relações semânticas, como se pode observar na site Knowledge Graph. Ainda estamos longe da Internet das coisas por falta de um padrão e muita manipulação da Internet. Mas o caminho está sendo popularizado.
E ainda é necessário mencionar que começamos a ganhar assistentes pessoais: Siri e S-Voice ganham cada vez mais popularidade e cada vez estarão mais presentes na nossa vida. A tendência é cada vez menos fazermos esforços para pesquisar, pensar… Que venha o futuro…


por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Diga adeus às folksonomias”

  1. Avatar de Alba
    Alba

    Amei a ideia de decorar as prateleiras com tema de animais. Qual o material utilizado? Continuem com esse trabalho gratificante.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.