Pinterest em bibliotecas

Alguns meses atrás eu traduzi um texto que explicava como o Pinterest representava uma nova oportunidade de rede social para as bibliotecas. De lá pra cá eu vim tentando ganhar familiaridade com a ferramenta e propor alguma estratégia de uso da rede alinhada à bibliotecas do Brasil.

Além um quadro com fotos de bibliotecas brasileiras que já vinham circulando aqui no BSF, capas de livros, posters de bibliotecas e outras biliotequices (exlibris e inscrições,por exemplo), de interesse exclusivamente pessoal, a ideia mais simples que eu tive foi criar boards de imagens provenientes de coleções digitalizadas, disponíveis na web, algumas sob domínio público, outras não. Ver Biblioteca Nacional Digital, Artes do Espetáculo e Memória das Artes. Eu criei os quadros sob minha conta pessoal mesmo, mas apenas como um exercício, para mostrar que as instituições abrigadoras podem tomar partido e usar o Pinterest como uma forma mais web-amigável e alegre, digamos assim, de apresentar suas coleções ao grande público.

O que eu gosto no Pinterest é o grid dinâmico, que supera o fato de ser um depósito de imagens menos pretensioso que o Flickr e menos hypado do que o Tumblr.

Ainda não vi bibliotecas brasileiras usando o Pinterest, mas existem várias possibilidades e pode ser que pelo menos uma se enquadre bem com as necessidades da sua biblioteca e seus usuários. Vocês pode criar boards sobre/para:

Capas de livros selecionados/novas aquisições
Listas temáticas de leituras/filmografia
Obras digitalizadas
Apresentar o espaço físico da biblioteca
Atividades locais, da comunidade
Coleções promovidas pelos usuários
e várias outras coisas

Semana que vem vou dar um curso no Rio sobre curadoria digital e falarei bastante sobre o Pinterest. Vou me esforçar pra que de lá saiam algumas propostas brasileiras de uso da ferramenta.

5 pensamentos em “Pinterest em bibliotecas”

  1. Estou usando o pinterest para divulgar meus trabalhos de croche como toucas e mantas. Ainda estou iniciando, no meu blog você encontra alguns tutoriais.

Deixe uma resposta