À procura de um substituto para o meebo widget

Estou em busca de um substituto para o meebo widget, alguém pode ajudar?

Na biblioteca em que trabalho utilizamos um chat acoplado ao site da biblioteca, permitindo que qualquer visitante ou usuário entre em contato conosco via chat. Esse chat funcionava em modo simultâneo: estando nós aqui, com os computadores ligados e com internet, significa que estamos “online”. Não há a necessidade de identificação prévia por parte do usuário (como é no caso do google talk ou do chat do facebook, por exemplo: você precisa ter uma conta no sistema pra poder usar o chat). Não há necessidade de instalação local por parte dos usuários nem nossa. O meebo oferece um notificador simples para o browser, que aciona um popup sempre que uma nova conversa se inicia, sempre que alguém está enviando uma mensagem para nós.

Eu criei uma conta para a biblioteca e distribuí o acesso para os dois computadores dos funcionários que fazem essa tarefa de atendimento online. Quando algum visitante utiliza o chat, os dois computadores recebem o pop-up e quem estiver em melhores condições de responder o processo de referência, faz.

Era super simples o procedimento e a ferramenta sobretudo funcionava como um canal extra de comunicação entre a biblioteca e o usuário. Não recebíamos dezenas de solicitações de referências via chat por dia, ou nem mesmo por semana, mas quando recebíamos, a nós custava muito pouco em termos de infraestrutura e logística, e para o usuário certamente era benéfico.

Há anos eu uso alguma ferramenta de referência online em tempo real, então estou paralisado agora, depois que o Meebo foi comprado pelo Google e o serviço foi suspenso. Provável que o Google vá integrar a tecnologia do meebo em seus produtos do google plus, mas por enquanto, não estou conseguindo encontrar um substituto a altura do meebo widget.

Testei o Zoho chat, e ele é o menos pior de todos, mas com uma grande desvantagem: eu preciso ficar com a janela do sistema aberta no browser o tempo todo para as pessoas saberem que estou online. Se eu fecho a janela, automaticamente estou “ausente”. Ou seja, bastaria eles criarem um notificador no browser, ou até mesmo uma instação local, que o problema estaria resolvido. Mas eles não tem nenhuma coisa nem outra.

Testei também algumas ferramentas multi-sistemas, que eu já havia usado nos primórdios dos chats pós-ICQ, como o Digsby e o Trillian, mas eles exigem em algum momento a identificação do usuário para uso pleno do software. E todas as tentativas de usar o Gtalk, tanto como widget, como extensão no Chrome, não deram certo.

Então, se alguém tiver alguma sugestão, estou aceitando. Os requisitos são:

– grátis
– widget para o wordpress (ou qualquer iframe ou html)
– sem exigência de criação de conta por parte do visitante
– mono chat (chatroom não serve)
– notificador de mensagens (sem necessida de janela aberta no browser)
– que rode simultaneamente em diferentes máquina

Por enquanto, quem quiser testar o Zoho, pode falar comigo no Fale com a bibliotecária


6 respostas para “À procura de um substituto para o meebo widget”

  1. Olá Moreno,

    gostaria de saber se você já encontrou um substituto para o meebo.

    No Sistema de Bibliotecas da UFPR temos um projeto para disponibilizar o atendimento por chat, mas estamos com dificuldade para encontrar um software adequado (free e de fácil instalação).

    Obrigado pela atenção.
    Abraços,
    Fernando.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.