Curso de curadoria digital: Recife e Sorocaba

Depois de Rio, São Paulo e Fortaleza, chegou a hora de ir pra Recife e Sorocaba ministrar o curso de curadoria digital para bibliotecários.

O curso é um apanhado das minhas experiências e inexperiências sobre os projetos de digitalização desenvolvidos pelas bibliotecas, arquivos e afins, com foco na parte de marketing digital e apresentação na web dos documentos pós-digitalização.

Depois de ter realizado os primeiros cursos deu pra sentir um pouco melhor a demanda dos bibliotecários e moldar o conteúdo pras necessidades que eu percebi como sendo as mais pontuais. É bom saber que tem muita gente disposta a colocar os seus acervos na internet, torná-los acessíveis e mais utilizáveis pelo público, mesmo sem dispor de toda a tecnologia e infraestrutura necessária. A quantidade de acervos incríveis que temos por aí é enorme, precisamos só de uma pequena força tarefa pra desvelar os tesouros escondidos nas bibliotecas do país.

Todo o lance de curadoria digital nada mais é do que uma estratégia de uso de redes sociais e ferramentas online para a efetiva apropriação das coleções por parte das pessoas que mais se beneficiam delas, seja o pesquisador de alto rendimento ou o cidadão comum.

Então, espero encontrar com os colegas, pra trocar experiências e quem sabe servir de ponto de partida para novos projetos de digitalização e curadoria das coleções na web.

Para todas as informações sobre o curso em Recife, entrem em contato com o Cauê, que se dispôs a organizar o evento na cidade. A data já está próxima, e eu infelizmente não visito o Nordeste com frequência, então vamos aproveitar a chance. O email dele é: caue.ce@gmail.com

Para todas as informações sobre o curso em Sorocaba, entrem em contato com a Viviane Canavan. Ela quis levar o curso pro interior e está organizando tudo. O email dela é: sorocursos@gmail.com

Vejo vocês lá!

Oficina de curadoria digital para bibliotecários em Recife, PE
dia 24 de novembro, sábado

Oficina de curadoria digital para bibliotecário em Sorocaba, SP
dia 8 de dezembro, sábado

Programa

1. Por que digitalizar (cultura digital, preservação, acesso à informação, projetos, financiamento)
2. Como digitalizar (equipamento, laboratório, padrões, metadados)
3. O que fazer depois de digitalizar (tratamento, softwares de gestão de conteúdo, apresentação ao público, seo, monitoramento)
4. O bibliotecário como curador (marketing digital, redes sociais, melhores práticas)

6 pensamentos em “Curso de curadoria digital: Recife e Sorocaba”

  1. Gostaria de saber se voces pretedem ministrar o curso em BH, seria excelente, tenho certeza que será um sucesso.
    obrigada
    Arabela

Deixe uma resposta