Depois de Rio, São Paulo e Fortaleza, chegou a hora de ir pra Recife e Sorocaba ministrar o curso de curadoria digital para bibliotecários.
O curso é um apanhado das minhas experiências e inexperiências sobre os projetos de digitalização desenvolvidos pelas bibliotecas, arquivos e afins, com foco na parte de marketing digital e apresentação na web dos documentos pós-digitalização.
Depois de ter realizado os primeiros cursos deu pra sentir um pouco melhor a demanda dos bibliotecários e moldar o conteúdo pras necessidades que eu percebi como sendo as mais pontuais. É bom saber que tem muita gente disposta a colocar os seus acervos na internet, torná-los acessíveis e mais utilizáveis pelo público, mesmo sem dispor de toda a tecnologia e infraestrutura necessária. A quantidade de acervos incríveis que temos por aí é enorme, precisamos só de uma pequena força tarefa pra desvelar os tesouros escondidos nas bibliotecas do país.
Todo o lance de curadoria digital nada mais é do que uma estratégia de uso de redes sociais e ferramentas online para a efetiva apropriação das coleções por parte das pessoas que mais se beneficiam delas, seja o pesquisador de alto rendimento ou o cidadão comum.
Então, espero encontrar com os colegas, pra trocar experiências e quem sabe servir de ponto de partida para novos projetos de digitalização e curadoria das coleções na web.
Para todas as informações sobre o curso em Recife, entrem em contato com o Cauê, que se dispôs a organizar o evento na cidade. A data já está próxima, e eu infelizmente não visito o Nordeste com frequência, então vamos aproveitar a chance. O email dele é: ca*****@gm***.com
Para todas as informações sobre o curso em Sorocaba, entrem em contato com a Viviane Canavan. Ela quis levar o curso pro interior e está organizando tudo. O email dela é: so********@gm***.com
Vejo vocês lá!
Oficina de curadoria digital para bibliotecários em Recife, PE
dia 24 de novembro, sábado
Oficina de curadoria digital para bibliotecário em Sorocaba, SP
dia 8 de dezembro, sábado
Programa
1. Por que digitalizar (cultura digital, preservação, acesso à informação, projetos, financiamento)
2. Como digitalizar (equipamento, laboratório, padrões, metadados)
3. O que fazer depois de digitalizar (tratamento, softwares de gestão de conteúdo, apresentação ao público, seo, monitoramento)
4. O bibliotecário como curador (marketing digital, redes sociais, melhores práticas)
6 respostas para “Curso de curadoria digital: Recife e Sorocaba”
Qual será o horário da oficina em Recife?
Prezados,
Gostaria de fazer este curso em Sorocaba!
Att.
Sergio
Rafael, o horário do curso é de 9h até as 18h, com dois coffee breaks e uma parada pro almoço. Será no dia 24/10, em um sábado, para não atrapalhar ninguém.
Para mais informações e para acompanhar as novidades sobre o curso, pode acessar os seguintes links:
Grupo-http://www.facebook.com/events/109465222546118/
Facebook- http://www.facebook.com/ExtralibrisCursos
Extralibris-
http://extralibris.org/
Lindo???
Corrigindo, o curso é dia 24/11!!!
Qual o valor desse curso?
Gostaria de saber se voces pretedem ministrar o curso em BH, seria excelente, tenho certeza que será um sucesso.
obrigada
Arabela