Controle de autoridades com Tematres

Controle de autoridades sempre foi uma das grandes preocupações da nossa área. Mas ainda é impressionante como usamos poucos vocabulários controlados e ainda mais, como eles não se adequam as nossas necessidades hoje em dia.

Tematres ( http://www.vocabularyserver.com/ ) é um software livre desenvolvido pelo argentino Diego Ferreyra e que nos traz uma solução para a grande maioria de nossos problemas, e muitos avanços. É um software que constrói desde vocabulários simples, a tesauros multi-hierárquicos. E principalmente, foi pensado para ser usado por bibliotecários, mas também por usuários comuns. E ainda é um software que possui webservices, permitindo integrar nossos vocabulário a qualquer aplicação existente.

A versão que está disponível para download não está com a tradução completa para o português, mas estou trabalhando nela.

Vejam um exemplo de um meta tesauro: Glossary of terms relating to thesauri and other forms of structured vocabulary for information retrieval

6 pensamentos em “Controle de autoridades com Tematres”

  1. Ótima iniciativa. A integração de vocabulários é uma prática corrente na área da sáude (vejam o exemplo da UMLS da NLM) e tem muitas vantagens, especialmente do ponto de vista de integração de sistemas.

    Só tem uma coisa: ele diz que trabalha com ontologias – no entanto, não vi recursos para descrever axiomas, regras e transformar tudo isso em rdf/owl para usar em processos de engenharia de conhecimento.

    Se é isso mesmo, então ele não lida com ontologias, somente tesauros e vocabularios.

  2. Tiago estamos usando o Tematres nas aulas de Análise Temática para elaboração de Tesauros aqui na UFMA. A disciplina é ministrada pela professora Cléa Nunes.
    Usei também o sistema para criar um Esquema de Classificação e glossário arquivístico pro pessoal do Corpo de Bombeiros do MA, ainda em fase de construção: http://roosewelt.com/cbmma

Deixe uma resposta