Mapa das bibliotecas públicas do Brasil

Tiago Murakami mais uma vez criou um mapa com todas as bibliotecas públicas brasileiras, agora em formato melhor.

A maior parte do trabalho é conseguir adaptar os registros dos documentos disponibilizados publicamente, mas que são ruins de trabalhar (PDF em vez de CSV, por exemplo).

O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas é o órgão que possui os dados atualizados das bibliotecas cadastradas. Esses dados que aparecem no mapa são referentes ao censo de bibliotecas realizado em 2011, o mais recente que conseguimos.

Para visualizar o mapa, clique na imagem abaixo:


10 respostas para “Mapa das bibliotecas públicas do Brasil”

  1. Olhando rapidamente, parece que no Estado do RJ (principalmente na Baixada Fluminense) existem mais Bibliotecas Comunitárias ou mantidas por ONGs e Associações do que pelo próprio poder público.

    • Caruso, disponibiliza essas informações em um formato mais acessível, como CSV ou mesmo em uma planilha. O ideal seria uma API com consulta online, mas ai é sonhar demais. Mas num formato bom já é um grande avanço

  2. Muito bom Murakami. Outro dia tentando entender o conceito de rizoma, que tem a ver com “mapas”, relacionei com poderíamos pensar em uma biblioteca rizomática. Eis a ideia.

  3. na verdade quis dizer.: tentando entender o conceito de rizoma, que tem a ver com “mapas conectáveis”, pensei em como poderíamos conceber uma biblioteca rizomática. Essa pode ser uma ideia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.