Trabalhei dos 14 (corrigindo, na verdade 15) aos 19 no McDonalds. É algo que já não aparece no meu currículo, mas a cada dia percebo que muito do que aprendi sobre administração e cultura organizacional vieram deste período. A idéia deste post é tentar trazer algumas idéias que convivi naquele período, para estimular idéias para nós. Primeiro é importante contextuar, o Mc é um lugar que contrata jovens, sem experiência, pagando pouco e que convive com uma grande rotatividade de pessoas, tanto em relação a chefias quanto funcionários. Dito isso, algumas questões que aprendi lá:
1) Padronização: Padronização é a chave de tudo. Desde a imagem institucional, até o funcionamento de suas lojas. Para que seja tudo padronizado, é necessário uma forte documentação de todos os processos e procedimentos. E estudos de mercado para que sejam definidos novos procedimentos. Eles até tinham uma “Universidade do Hambúrguer”. E uma vez definido um novo procedimento, era testado e se desse resultado, tinha que ser adotado por todas as lojas.
2) Controle e ferramentas de gestão: Tudo era controlado, desde o tempo em que se frita as batatas, até a quantidade de condimentos e ingredientes do sanduíche. Ah, desperdícios também eram controlados e tudo era lançado em um sistema de gestão, que ajudava a planejar os futuros pedidos e melhorar a gestão interna para mudar procedimentos errados com dados muito recentes, muitas vezes sabíamos no dia seguinte que tivemos desperdício de alface no dia anterior.
3) Treinamento: Para que tudo funcionasse bem, é essencial um treinamento constante e muito bem planejado. Qualquer funcionário novo, ao chegar na empresa recebia todas as informações sobre ela e era treinado nos 3 primeiros dias para conseguir “assumir” uma área dentro da linha de produção (é uma fábrica de comida). Ele passava por uma avaliação no terceiro dia e tinha que passar (se isso não acontecia, era treinado por mais 3 dias) e mesmo depois ele é acompanhado por seus “treinadores” (pessoas que tem a função de ensinar os outros funcionários, mas também trabalhar como eles). Para cada nova área, um novo treinamento planejado. Se tudo for muito rápido, por volta de 4 meses o novo funcionário passou por todas as áreas da loja. E em muitos casos ele vai embora logo depois por que conseguiu trabalho em outro lugar, então entram novos funcionários e começa tudo novamente.
4) Comunicação eficiente: Tudo é controlado, inclusive a forma de se comunicar na empresa. Todo funcionário e ex-funcionário conhecia o famoso “Ok, obrigado”. Uma resposta padrão que mostrava que você entendeu a solicitação ou observação do interlocutor. Todos os procedimentos vem documentados em “Listas de verificações”. E todo dia antes do turno, era realizado uma reunião de turno, em que o gerente posicionava os funcionários e passava como foi o dia anterior, e o que ele esperava daquele dia de trabalho.
5) Rodízio de área/função: Todos aprenderam a fazer de tudo na loja, então não há tarefa que qualquer um não saiba fazer (e tem muitas tarefas desagradáveis lá). Acaba que sempre alguém se identifica com uma tarefa e a tendência é ele fazer ela, mas procuravam evitar que uma pessoa sempre fizesse a mesma coisa. A loja não depende de ninguém, pode mudar todos os funcionários de uma loja, que se vierem outros de outras lojas treinados a loja andaria normalmente.
É claro que isso só funciona naquele contexto, mas o que vejo em todas as bibliotecas que conheci é que a rotina formata a biblioteca, pouco é planejado de maneira consistente.
Também a biblioteca é muito dependente de pessoas, se uma sai, a biblioteca muda. Muita rigidez é ruim, mas o contrário também não é bom.
Não me xinguem, mas a maioria das organizações não trabalha bem com padronização no país. Não conheço dois catálogos que podem ser unidos sem que seja necessário alterar um ou outro para se adequarem. Ou mesmo catálogos antigos sofreram muitas mudanças de padrão durante o tempo em que existem e não foram corrigidos retrospectivamente. E pior, nem em publicações da área ou de eventos da área são seguidos os padrões corretamente.
Ah, e as pessoas ganhavam pouco, mas eram menos desanimadas lá. 😛
Fonte da Imagem: http://abilenepubliclibrary.blogspot.com.br/2013/12/fun-facts-friday-library-vs-mcdonalds.html
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