Leitura com cães

Ele voltou. Lá vem ele com temas menores. Ficou tanto tempo sem escrever para vir falar sobre leitura com cães?
Meu lado tradicional-conservador está a toda, mas não darei vez a ele….

Vou falar brevemente sobre a importância da leitura com cães como um fator de motivação da leitura de crianças (e não crianças).

Tudo começou quando estava em uma unidade da Livraria da Vila numa sessão de auto-terapia individual literária e partir de lá com a mochila cheia de livros e a revista da dita livraria na mão. Foi sentar no ônibus e começar a ler e chegar até a página que falava sobre a “Roda de leitura TAC+”, uma sessão de leitura com a presença de cães junto das crianças, que se realizou no dia 7 de junho (a atividade foi divulgada aqui).

Tenho que admitir que nunca havia pensado no assunto, mas chegando em casa comecei as pesquisas e consegui levantar mais informações e fiquei entusiasmado com o que li. E não poderia ser diferente. Os cães normalmente fazem a alegria das crianças e deixam até os adultos meio abobalhados, e se, segundo pesquisas eles podem ser companheiros na hora de leitura, a presença deles numa atividade de mediação de leitura certamente transforma aquele momento em um momento alegre e aconchegante (principalmente se o cão for grande peludo e estiver limpinho… risos), tornando por consequência a leitura em uma atividade lúdica daquelas que dá vontade de repetir a dose com ou sem o cão.

Acredito piamente que podemos implantar programas semelhantes em bibliotecas públicas, comunitárias e outros espaços de leitura.

Mas como sou um novato no assunto, simplesmente vou disponibilizar os sites, reportagens e artigos mais legais.

TAC+
associação parceira da Livraria da Vila que estimula Intervenções Assistidas por Animais para ampliar a qualidade de vida das pessoas.  Eles possuem um projeto onde pretendem atuar em bibliotecas públicas (olha a oportunidade aí!)

Librarydogs.com
site bacana com informações sobre leitura com cães. Vale a pena ir na seção Books with your breed, onde há indicações de livros e filmes com várias raças de cães!

Reading Education Assistance Dogs Program
Programa da Intermountain Therapy Animals dos Estados Unidos voltado para leitura com cães. Recomendo clicar em Research & Results e se divertir com o monte de artigos disponibilizados.
Lá é possível encontrar o artigo Man’s friend as a reading facilitator, que é esclarecedor.

TDI – Therapy Dogs International – Children Reading to Dogs
Outro programa internacional sobre a prática chamada de dog-friendly!

Crianças lêem para cachorros na Estônia
Artigo bastante veiculado há alguns meses por aqui (tirei do blog Mundo Bibliotecário)

Projeto L.E.R. Cãofiante
Matéria 1 (com breve entrevista)
Matéria 2
Projeto implantado na Escola Básica do 1.º Ciclo de Silves, em Portugal. Destaco aqui a participação enfática da bibliotecária Maria José Mackaaij em parceria com duas psicólogas.

Reading with Rover
Simpático.

E por último, um artigo na internet similar ao que li na revista:
Roda de leitura com cães gratuita ocorrerá na Livraria da Vila

Enfim, quem tiver mais “coisas” sobre o assunto é só recomendar e se iniciar algum projeto utilizando cães, me chame!

Autor: William Okubo

Paulistano, bibliotecário, maltrapilho e inconformado. Metido a escrever poesia, crônicas. Coleciona marca-páginas e burradas.

13 pensamentos em “Leitura com cães”

  1. Na escola onde eu trabalho temos duas cadelas,onde a mais velha tem livre acesso por toda escola. E a outra mais nova a preferência dela, é pela salas de aulas do pavilhão da Educação Infantil. É muito legal você ver a paixão pelas crianças, e as crianças com a cadelinha Mel.

  2. Olá William A TAC+ possui projetos para implantação de rodas de leitura e atividades pedagógicas relacionadas a leitura em bibliotecas públicas, estamos aguardando patrocinadores para podermos implantar os projetos.
    E já temos novas datas paras as próximas Rodas!!

  3. A good blog always comes-up with new and exciting information and while reading I have feel that this blog is really have all those quality that qualify a blog to be a good one.I learn a lot from it. I wanna appreciate you for this great effort.

  4. Tudo de bom este texto, William. Eu sabia que um dia você iria se render à cachorrada. Eles são fiéis, sensíveis e nos ajudam num bocado de coisa. Vou compartilhar para os protetores. Beijo e obrigada por abordar este assunto.

  5. Oi, William! Sou profe de Ed. especial e contadora de histórias. Na escola onde trabalho (EMEEF Prof. Luiz Francisco Lucena Borges) desenvolvemos um projeto chamado de Bibliopettterapia onde 3 de meus mascotes (Nith,Ssamantha Elisa e Bob Bborges) acompanham a contação de histórias e v´párias outras atividades com os alunos. Estamos à disposição para conheceres a nossa turma e o trabalho realizado. Compartilho uns links que considero interessantes sobre a nossa turma…

    http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2014/06/caes-auxiliam-na-educacao-de-criancas-especiais-em-porto-alegre-4528285.html?fb_action_ids=883103478385522&fb_action_types=og.recommends

    1. Maria Beatriz, muito obrigado pela contribuição.
      Fiquei até emocionado com a interação dos ca~es com os alunos da EMEEF. A Nith é realmente uma fofa.
      Parabéns pela iniciativa e por compartilhar conosco!

Deixe uma resposta