Divulgando a profissão

Os bibliotecários estão em alta! A Universal acaba de divulgar um seriado novo chamado ‘The Librarians’ onde os personagens principais são bibliotecários que protegem antigos tesouros do mundo que estão guardados na Biblioteca Pública Metropolitana de Nova York.

Ainda falando sobre bibliotecários e bibliotecas, esses dias o BSF compartilhou no Facebook esse texto que amei, falando sobre ‘Como é trabalhar numa biblioteca’. Resolvi então aproveitar a deixa para trazer aqui para o blog um vídeo que fiz falando sobre a profissão, graduação e tudo mais. Várias pessoas já haviam me pedido para falar sobre o que eu fazia e como havia sido minha formação, até que achei que era hora e decidi gravar falando apenas disso.

É um vídeo despretensioso, apenas para divulgar um pouco e explicar parte de nosso universo. Nada sério, nada formal. A vida de bibliotecário não é fácil, já ouvi incontáveis vezes: ‘precisa de ensino superior para ser bibliotecário?’; ‘qualquer um faz o que você faz’; ‘você só fica aí sentada no Facebook e coloca os livros no lugar’. E mais infinitas coisas que com certeza não são novidade para nenhum de vocês. Grande parte do que ouço vem dos próprios alunos que eu auxilio no dia a dia, o que acaba sendo mais chato ainda. Mas levo na brincadeira e sempre explico que essa é uma profissão que precisa sim de formação superior e que o trabalho vai muito além do que é visto.

Acredito que para essa situação mudar precisamos cada vez mais falar sobre o que fazemos e mostrar o quão legal é esse universo. Ver seriados, filmes e textos divulgando profissão me deixa muito feliz! Ok, nos seriados e filmes tudo é fantasiado, mas só de ter um bibliotecário ali já acho bacana.

Esse vídeo que fiz circulou entre os alunos do colégio que trabalho e, para minha surpresa, vários vieram conversar e dizer que curtiram e entenderam melhor o que faço.

Comentários

12 respostas para “Divulgando a profissão”

  1. Avatar de Eduardo

    a profissão cotninua firme e forte no http://www.flixbook.com.br, que quiser ver vagas pra trabalho lá acessem o linkedin do flixbook

  2. Avatar de Kt
    Kt

    Nossa amei o video e me identifiquem com sua historia. Meu sonho era ser Paleontóloga! :3

    1. Avatar de Gabriela Bazan Pedrão

      Que legal!
      Obrigada 🙂

  3. Avatar de Gustavo henn
    Gustavo henn

    Legal demais!

  4. Avatar de Lizete Braga

    Amei o vídeo. Trabalho em uma biblioteca não sou Bibliotecária, mas sei e realizo tudo que é pertinente a um auxiliar. E AMO A MINHA BIBLIOTECA.

    1. Avatar de Gabriela Bazan Pedrão

      Obrigada! 🙂

  5. Avatar de Lívia Portos
    Lívia Portos

    Muito bacana! 🙂

  6. Avatar de Leila
    Leila

    🙂 Legal !

  7. Avatar de Ana Paula Calabresi
    Ana Paula Calabresi

    Não sabia desse seriado. Vou procurar!

    Muito bacana o vídeo, Gabriela. Realmente as pessoas não têm muita noção do que a gente faz, né? Eu participei de um podcast sobre bibliotecas e fiquei com o mesmo medo que você, de falar besteira sobre o que fazemos! hahahahha 🙂

    1. Avatar de Gabriela Bazan Pedrão

      Normal né, Ana? Sempre tem alguém que não vai gostar, hehehe.
      Fico feliz que vc tenha curtido!
      Ah, o seriado começou esses dias, se não me engano! 😀

  8. Avatar de Mariana Bastos

    Amei o vídeo, aliás, sempre acompanho seus vídeos hehehe 😀
    Estou cursando biblioteconomia e desde o início me apaixonei por essa profissão lindaa!! rs

    Bjs

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.