Vagas para profissionais da informação

Perguntei pro Moreno esses dias se eu podia escrever por aqui posts sobre vagas de biblio. Por hora, o BSF nunca teve uma linha editorial pra isso, mas eu acho importante que exista. A intenção não é tanto fazer a divulgação de toda e qualquer vaga de biblio, pois para isso já existem blogs especializados como o Biblioteconomia – Vagas para SP e o Biblio Vagas. Também costumam utilizar o site do OFAJ para verificar vagas e os sites do CRBs.

A intenção é divulgar vagas que são de biblio e também de vagas “que não parecem” de biblio, como aquela vaga de tagger do Netflix que divulguei aqui mais cedo esse ano.

bibliosesc_guatupe_foto_ary_portugal-3996

Semana passada abriu vaga para bibliotecário no SESC de São Paulo e as inscrições são até amanhã, 28/07. Em 2013 eu participei do processo seletivo que consiste em 5 fases e fui até a última fase, mas não rolou para mim. Durante o processo seletivo conheci pessoas incríveis e foi aí que percebi que elas tinham muito mais jeito pra vaga. Nem sempre se trata apenas de uma questão de competência, mas muitas vezes de perfil profissional mesmo – as meninas que conheci já tinham tido experiências nas Fábricas de Cultura daqui de São Paulo e certamente estavam mais aptas do que eu. Tanto que no meio do processo me peguei torcendo para minhas concorrentes, que acabaram passando. Indico essa vaga para quem tem a intenção de trabalhar com ação cultural e com bibliotecas infantis, pois o projeto de biblioteca itinerante do BiblioSesc tem este foco.

9469185471_0615abb16a_o

Outra vaga que apareceu hoje no twitter pra mim foi a de Analista de Contas para a Bookwire Brasil. Achei essa vaga interessante para a nossa área pois trata-se de uma startup alemã especializada na distribuição de e-books. Acredito que um profissional da informação tenha as competências necessárias para trabalhar no mercado editorial, principalmente se for focado em gestão e um pouco também em tecnologia de informação. No link tem a descrição para a vaga e entre as habilidades é exigido inglês fluente. Para o bibliotecário ou bibliotecária que quer trabalhar com tecnologia e e-books ou já possui algum tipo de especialização nisso, é uma boa oportunidade para destaque. A vaga é para São Paulo, capital.

Conhece algum outro site que divulga vagas para a área?

Deixe dicas também nos comentários. 😀

11 pensamentos em “Vagas para profissionais da informação”

  1. Aproveitando o “gancho” sobre ampliacao de linha editorial, util mesmo foi a noticia divulgada hoje na página do BSF no Facebook sobre “homem e detido por mostrar penis a criança dentro de biblioteca”. Parabéns! A biblioteconomia falida do Brasil jamais será a mesma depois de voces terem divulgado este importante fato. Suas cabeças, sua sentença.

  2. Oi Dora, bom dia! Trabalho em biblioteca escolar e me inscrevi par a vaga do SESC, ja que fez a prova para o Sesc poderia nos dar alguma dica? obg abraço

    1. Oi Adriana! Bom dia! Acredito que já ter experiência com biblioteca escolar conta bastante. Mas esse processo do SESC tem 5 etapas e é bem rigoroso. A primeira etapa é só análise da documentação e não temos interferência nisso. A segunda e terceira etapas são as provas, objetivas e dissertativa. Eles não dão bibliografia para estudar pra essas provas porque elas são de conhecimentos gerais mesmo e a redação é simples.

      Para mim, as fases mais difíceis foram a 4 e 5, avaliações práticas e de perfil. Importante lembrar que nessas fases é preciso que o candidato obrigatoriamente tenha o registro em conselho, caso contrário, ele é desclassificado MESMO – sem choro, nem vela. Na avaliação prática (número 4) há uma dinâmica de grupo, então prepare-se para ver alguns de seus concorrentes e mantenha a cabeça fria. Se você for um pouco mais extrovertida, conheça as pessoas, converse com os colegas de profissão e aproveite o momento para networking.

      Na avaliação de perfil (número 5, e última), serão feitos alguns testes psicotécnicos e nesses testes não existe muito certo ou errado – apenas faça o que acha o certo. Nessa última fase você vai reencontrar alguns colegas que também estiveram na fase 4.

      Eu recomendo mesmo que você dê uma estudada ou pelo menos leia algumas coisas da história do SESC, tem bastante informação no site deles – estar familiarizada com a organização faz a diferença. Se você for em alguma unidade do SESC, pegue gratuitamente aquela revista com a programação deles e entenda como são feitos os textos das programações, quais são os serviços e produtos oferecidos, etc. Tudo isso conta nessas fases finais.

      Espero ter ajudado com essas minhas dicas.

      Boa sorte!

    1. Oi Isadora! Desculpa pelas vagas serem só em São Paulo. Como estou morando por aqui, pra mim sempre aparecem as vagas mais próximas. :/

    1. Oi Isabela! Esse blog é de alguma região em específico? Parece que é de Marília/SP, né? Mas é interessante sim, pois tem vagas para a área de TI. Obrigada pela dica!

    1. Oi Eduardo! Obrigada pelos links! O Biblio Concursos já conhecia mas não foi citado por fugir um pouco do escopo. As comunidades de biblio no LinkedIn – e a própria rede – são excelentes recursos para quem procurar uma colocação no mercado. Valeu!

  3. Alguém poderia me indicar vagas para profissionais da área? Estou ocm muita dificuldade de encontrar aqui em SP, sou formado a mais de um ano e ainda não consegui uma vaga sequer no ramo.

    Obrigado!

Deixe uma resposta