Okubo para o Movers and Shakers, votem!

O Movers & Shakers do Library Journal é uma premiação dessas “funcionário do mês”, ou melhor ainda, de bibliotecários escolhidos por seus colegas como os que mais “sacudiram e inovaram” o cenário das bibliotecas e da profissão no último ano. Eu sempre acompanhei a eleição e acho uma boa apresentação americana do que considero tarefa das mais difíceis na nossa área: identificar talentos e mapear as boas práticas.

De uns anos pra cá eles passaram a aceitar indicações internacionais, e a Soraia Magalhães foi a primeira representante do Brasil a receber a premiação. Para o ano de 2015 a Soraia e eu achamos que seria legal reforçar o reconhecimento de um colega, que há muito vêm contribuindo para a área: William Okubo.

Acho difícil algum colega de profissão não conhecê-lo, mas se por alguma razão este for o caso, William já foi bibliotecário de referência nos ônibus-bibliotecas de SP, participou da criação da Associação de Profissionais da Informação (ABRINFO) e largou recentemente a Biblioteca Mario de Andrade, onde trabalhou por muitos anos, para acompanhar projetos culturais voltados a jovens carentes. Agora ele faz o acompanhamento desses projetos financiados pelas leis de fomento à cultura da cidade de São Paulo, em especial do Programa VAI. O trabalho também inclui sua colaboração nas discussões para implantação de novos projetos e editais de fomento na mesma área, além dar continuidade na organização da informação e conhecimento produzidos nos 10 anos de Programa. Toda essa experiência foi compartilhado em sua apresentação no BiblioCamp, uma das melhores do dia. Ele também foi homenageado recentemente pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo na sessão solene em comemoração do Jubileu de Ouro dos 50 anos da Regulamentação da Profissão de Bibliotecário.

Além de tudo isso, da atuação profissional exemplar e ser uma da figuras mais atuantes do cenário nacional, William conecta pessoas, e pra mim essa é a principal contribuição dele para uma área que, embora pequena, possui mais desconexões do que união.

Neste ano de 2015 talvez o Cristian Santos tenha sido o bibliotecário que mais sacudiu e inovou, mas meus votos vão para William Okubo pelo conjunto da obra.

Para fazer a indicação é necessário preencher este formulário. As perguntas estão em inglês mas são simples. Existem dois campos principais, nominee (a pessoa nomeada, William) e nominator (quem está nomeando, você). Basta preencher os campos indicados, com nome, endereço, etc. Eu deixo abaixo uma cola que vocês podem usar pra dar o voto ao William. A votação encerra na sexta-feira, dia 6/11. Então façam logo esse gesto de reconhecimento profissional.

2 pensamentos em “Okubo para o Movers and Shakers, votem!”

Deixe uma resposta