Vamos falar de Biblioteconomia e Ciência da Informação?

No dia do bibliotecário resolvi trazer uma discussão que considero importante: as diferenças entre Biblioteconomia e Ciência da Informação. Vejo muita gente rivalizando cursos, brigando por qual é melhor, mas sentar e conversar que é bom não tinha visto nada. Então fiz algumas pesquisas e gravei, humildemente, esse vídeo para começarmos a conversar sobre o assunto.

Acho importante discutir e saber realmente o que diferencia um do outro. É um passo para nos enterdermos melhor e fortalecer nossa imagem profissional, caminhando para o reconhecimento.

8 pensamentos em “Vamos falar de Biblioteconomia e Ciência da Informação?”

  1. Bacana. Sempre importante debater esses temas. Gostei quando você falou que não tem pós em biblioteconomia. Já temos mestrado profissional, e espero que em breve tenhamos mestrado acadêmico também para podermos diferenciar de vez da CI. São diferentes, afinal.

  2. Vídeo muito esclarecedor Gabriela ! Percebi que além de Biblioteconomia tenho jeito também pra Ciência da Informação. Valeu !

  3. A meu ver. Perfeito, depois de 29 anos como professor e Coordenação de estágios e Curso de Biblioteconomia da FAINC em Santo André (SP), esta diferença foi sempre constatada em mensagens trocadas com agências de estágio e empresas da Região do ABC e Grande São Paulo. Há espaço para todos no espaço bibliotecário e dos “Cientistas da Informação”, todos saem como bacharel em Biblioteconomia. Adoro meus amigos da Ciência da Informação e são excelentes “fontes humanas”.
    Muitas vezes as Nomenclatura das disciplinas enganam, o importante é o conteúdo e como voce elabora da sua proposta de trabalhar conceitos e práticas com os alunos. Infelizmente, os alunos chegam sem saber “realmente” o que é Biblioteconomia e Ciência da Informação, lá na frente que formulam sua vontade e perfil que irá direcioná-los na escolha profissional ou acadêmica, ou ambas. Temos exceções é claro, mas sempre falta um “projeto” profissional. Valeu, gostei.

  4. Existe o Mestrado Profissional em Biblioteconomia aqui na Federal do Cariri, em Juazeiro do Norte/Ce.
    Só a título de informação, pois você falou que pesquisou e não encontrou nenhuma pós-graduação, mestrado e doutorado em Biblioteconomia.
    Acredito que seja porque é a primeira turma, é um Mestrado novinho, quentinho, tirado agora do forno.
    Abraço, parabéns pelo vídeo e suas colocações!

  5. Excelente Gabriela, me identifiquei com as suas colocações e achei muito pertinente e relevante. O titulo do meu curso foi Biblioteconomia com enfase em Ciência da Informação.

Deixe uma resposta