Acesso Aberto em Ação – Semana do Acesso Aberto 2016

A Semana Internacional do Acesso Aberto é um evento de conscientização e divulgação do movimento pelo acesso aberto à informação científica, celebrado anualmente por indivíduos e instituições ao redor do globo. O tema deste ano é “Open in Action” (Acesso Aberto em Ação), e o evento acontece entre 24 e 30 de outubro.

O objetivo da Semana sempre foi motivar ações em torno do acesso aberto, e a ideia este ano é sair do discurso para a ação, estimulando estudantes, bibliotecária/os, pesquisadores e cia. a tomar atitudes concretas para tornar seus trabalhos mais abertos e disponíveis, e a encorajar outras pessoas a fazer o mesmo. Isso pode tomar muitas formas: depositar trabalhos num repositório institucional, fazer campanha pelo uso de licenças Creative Commons, e o que mais você imaginar.

A data oficial da Semana Internacional do Acesso Aberto 2016 é a última semana de outubro, do dia 24 ao dia 30. Eu sei, está bem em cima para se planejar. Mas nada impede que você organize eventos locais com o tema em datas que façam sentido para a sua instituição/comunidade (por exemplo, para recepção a novos alunos em 2017). Se você gosta da ideia e vai promover um evento, não deixe de cadastrá-lo no site oficial da Semana!

Está sem inspiração? Aqui tem algumas sugestões de atividades:

  • Mutirão para cadastrar materiais no seu repositório institucional (e/ou um evento de informação sobre o repositório da sua instituição);
  • Palestra com estudantes/professores sobre como é publicar em acesso aberto;
  • Desafios do tipo “Quem consegue encontrar este artigo”, comparando as possibilidades para quem tem acesso ao Portal CAPES e quem não tem;
  • Treinamentos com usuários voltados para publicação em periódicos de acesso aberto, uso de repositórios institucionais e/ou de sites como Figshare/Zenodo;
  • Exibição do filme “O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz” (dá pra achar legendado no YouTube);
  • Debates sobre SciHub, #icanhazpdf e outras estratégias alternativas para ter acesso a artigos científicos.

Navegando pelos eventos já cadastrados você pode encontrar outras ideias interessantes para a sua comunidade. Se você não está numa instituição no momento, não tem recursos para organizar um evento, ou simplesmente não quer deixar a Semana passar em branco, existem outras maneiras de participar: divulgando materiais relevantes nas suas redes sociais, criando desafios pessoais, falando com seus colegas sobre o tema…

Para mais informações sobre a Semana Internacional do Acesso Aberto, visite o site www.openaccessweek.org (tem um grupo brasileiro lá, mas está parado desde 2014). Ah, e deixe um comentário aqui se estiver planejando ou já tiver realizado algum evento nessa linha, quem sabe não rola um post futuro contando o que está acontecendo nas bibliotecas brasileiras em torno do acesso aberto?

Autor: Iara Vidal

Movida a curiosidade. Bibliotecária não-praticante, acadêmica em construção.

2 pensamentos em “Acesso Aberto em Ação – Semana do Acesso Aberto 2016”

Deixe uma resposta