Guia do usuário do Koha

O Koha é o primeiro software livre de Gestão de Bibliotecas e para mim o mais completo da atualidade. Ele tem todas as principais funcionalidades de um grande software. O IBICT está auxiliando Bibliotecas no país que queiram utilizar o software e um dos principais caminhos foi a criação de um Guia do Usuário. É parte do projeto do IBICT com a Secretaria Nacional da Juventude, mais especificamente da Coordenação de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia (COAT), que o grande Milton Shintaku coordena. Foi concebido pela fantática equipe: Ingrid Schiessl, Jaqueline Rodrigues, Diego Macêdo, Priscila Rodrigues. Eu só dei uma pequena contribuição, mas agradeço a parceria.

Aproveitem, e fiquem a vontade para conversar comigo ou com a equipe do IBICT sobre o Koha. Um software livre que possibilita uma melhora nos serviços prestados pelas bibliotecas. Eu pude participar da implementação dele na Prefeitura de São Bernardo do Campo e os resultados foram bastante positivos. Espero que outras instituições, que estejam pensando em mudar de sistema, ou adotar um, possam considerar esta ferramenta.

O Guia do usuário do Koha pode ser baixado em:

http://bibjuventude.ibict.br/jspui/handle/192/170

Ou caso queiram a versão impressa, podem retirar no IBICT, em Brasília.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

12 respostas para “Guia do usuário do Koha”

  1. Avatar de Adriana Ines
    Adriana Ines

    Por favor, gostaria de receber o link onde posso download o software Koha. Aguardo sua resposta
    Obrigada

    1. Avatar de Tiago Murakami

      O link para download é: https://koha-community.org/

      1. Avatar de Hosana
        Hosana

        Tiago, tudo bem gostaria de falar com você sobre o Koha. você poderia me passar seu contato.

        1. Avatar de Débora Vilar Melo
          Débora Vilar Melo

          Também, pode me ajudar? Gostaria de ajuda com a instalação do koha.

  2. Avatar de Ilzo
    Ilzo

    Parabéns Tiago, pelo artigo, pela tradução do manual e pelos esforços na implantação em SBC. Abraço

  3. Avatar de Milton
    Milton

    Obrigado Tiago pelo apoio e ao contrário do que diz (sua modéstia não deixa) sua ajuda foi primordial

  4. Avatar de Lourdes
    Lourdes

    Tiago,
    Estou organizando uma biblioteca de uma empresa privada, que espero que cresça. Hoje a coleção possui cerca de 10.000 títulos. O acervo não é novo porém é bom. A biblioteca, a princípio, será de acesso a apenas ao setor jurídico. Minha dúvida está na escolha do software livre para a gestão da biblioteca. Vejo que o Koha é mais cotado no momento. Porém, há o Biblivre, Openbiblio … O que você me sugere para a tomada de decisão?

  5. Avatar de Alair Santos
    Alair Santos

    Tiago, eu sei que o assunto aqui é Koha, mas eu preciso te fazer uma pergunta que de certa forma não foge muito do assunto já que o Koha é um software de automação de bibliotecas, é o seguinte: Estava lendo alguma coisas sobre computação em nuvem e caí num debate de vocês do ano de 2010, nesse supracitado debate alguns eram mais céticos quanto à computação em nuvem porque a classe dos bibliotecários seria conservadora, outros eram otimistas e até fizeram até uma projeção do futuro de que a computação em nuvem “engoliria” o velho modelo de licenciamento consolidado por softwares como o Pergamum, Sophia e outros. Passados sete anos ( Estamos atualmente em 2017) será que houve alguma evolução da computação em nuvem no meio biblioteconômico? Sou estudante de biblioteconomia e ainda cru sobre o assunto.

    1. Avatar de Tiago Murakami

      Alair, estamos avançando bastante em relação a computação em núvem. A maioria dos softwares já roda na núvem, e muitos dos principais modelos de negócios atualmente são baseados em soluções na núvem e principalmente, em SaaS (Software como serviço). Você pode acompanhar como anda o mercado em: https://librarytechnology.org/

      1. Avatar de Alair Santos
        Alair Santos

        Muito obrigado pela atenção Tiago, imensamente agradecido!!!

  6. Avatar de Tiago Murakami

    Alair, estamos avançando bastante em relação a computação em núvem. A maioria dos softwares já roda na núvem, e muitos dos principais modelos de negócios atualmente são baseados em soluções na núvem e principalmente, em SaaS (Software como serviço). Você pode acompanhar como anda o mercado em: https://librarytechnology.org/

  7. Avatar de Zuryque António
    Zuryque António

    Boa noite, eu gostei do Koha e quero aprender a fazer está configuração aqui em Angola e quero algumas ideias

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.