Visualização de dados – O exemplo da execução orçamentária da USP

Visualização de dados é uma área muito fascinante. Facilita bastante a compreensão de dados mais complexos, resumindo eles em uma imagem que é mais fácil de ser interpretada. Vou mostrar um exemplo do que é possível fazer, de maneira muito rápida (não demora 20 min), usando a execução orçamentária da USP (Ano 2017), que está disponível aqui.

Utilizei a ferramenta Tableau Public, que é bem intuitiva e fácil de utilizar e tem uma versão gratuita, com algumas limitações.

Acessar os dados interativos no site do Public Tableau.

Fonte do recurso:

Grupo orçamentário:

Estes são só um exemplo, veja todos aqui.

Acredito que podemos ajudar a sociedade a interpretar melhor dados públicos que estão disponíveis mas que são difíceis de ser compreendidos no formato em que estão disponibilizados. Ferramentas para isso não faltam.

3 pensamentos em “Visualização de dados – O exemplo da execução orçamentária da USP”

  1. belo artigo… visualização de dados é uma área muito importante mesmo… Acredito que podemos ajudar a todos a interpretar melhor dados públicos e melhor usar os dados do BIG DATA

  2. Muito bom os exemplos. Estou começando a mexer com visualização de dados agora, vc conheceria, por acaso, alguns livros bons no assunto?

Deixe uma resposta