Comecei a trabalhar com organização de imagens de obras de arte na Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da USP ainda no tempo em que o melhor suporte para esse tipo de acervo eram os slides, no início dos anos 1980. E não me refiro ao power point, mas a fotografias em suporte transparente, montadas em molduras de plástico ou papelão, próprias para serem projetadas. Para quem não lembra, ou só nasceu muito depois:
Antes da internet e dos sites de museus, os professores usavam slides para mostrar e discutir obras de arte em sala de aula, e as bibliotecas de instituições que ofereciam cursos de artes precisavam se virar para formar coleções.
Como praticamente não existiam, no Brasil, esse tipo de material disponível para compra, a solução era obter doações com os próprios artistas e produzir artesanalmente nossos próprios slides. Inicialmente atendíamos às demandas específicas dos professores, que solicitavam imagens de obras de um determinado artista, por exemplo. Com o tempo e a experiência adquirida, chegamos a estabelecer uma política de desenvolvimento de acervo: já sabíamos que material fotografar, quais slides deveríamos descartar etc.
Não era fácil. Precisamos aprender a localizar e escolher as ilustrações, fotografar da melhor forma possível, iluminar, analisar a qualidade das imagens depois de prontas, montar os slides etc. Isso tudo se passou em eras pré-internet e câmeras digitais – quem nasceu depois disso tudo não tem ideia da pauleira que era montar uma coleção de imagens naquela época. Mas era bem divertido, devo admitir.
Nossa pequena coleção de slides, que não chegou a ultrapassar 25.000 itens, era bastante usada pelos professores da Escola e pelos alunos que davam aula em outras instituições, até ser engolida pela evolução tecnológica.
Quando projetores de slides entraram para a lista de espécies em extinção e os professores se convenceram de que outros brinquedos eram necessários, começamos a digitalizar os itens da coleção que ainda tinham relevância: slides de obras que não estavam disponíveis na internet, geralmente doados pelos próprios artistas ou reproduzidos de catálogos de exposições brasileiros. Infelizmente, as imagens digitalizadas não chegavam aos usuários, porque o único catálogo disponível era uma base de dados em rede local – praticamente o mesmo que não ter catálogo.
Enquanto a coleção de slides perdia a relevância e o público, outro acervo de imagens crescia e adquiria cada vez mais importância na instituição: os trabalhos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais que se expressam fundamentalmente em imagens, ou que são trabalhos artísticos originais. Nos cursos da ECA, principalmente na área de concentração em Poéticas Visuais da Pós-Graduação, é possível apresentar gravuras, desenhos, esculturas, objetos, livros de artista etc como trabalho final do curso.
A escultura monumental Lugar com Arco, por exemplo, que enfeita o jardim da Escola, é resultado da tese de doutorado da escultora Norma Grinberg, docente aposentada da instituição.
Regina Silveira, Ana Tavares, Evandro Carlos Jardim, Carmela Grosz, Dora Longo Bahia, Carlos Fajardo, Geraldo de Souza Dias Filho, Henrique de Souza Oliveira e Leda Catunda são alguns dos artistas brasileiros que deixaram trabalhos acadêmicos no acervo da Biblioteca da ECA. Em alguns casos são obras originais, como o álbum de gravuras Anamorfas, de Regina Silveira, em outros são trabalhos de reflexão – com muitos registros fotográficos- do artista sobre a própria obra, ou ensaios fotográficos resultantes do processo de pesquisa. Um acervo belíssimo catalogado em sistemas que, por serem concebidos para registrar documentos textuais, não dão a necessária visibilidade à sua dimensão mais importante: a imagem.
Fotos de alguns trabalhos do acervo
A pesquisa de mestrado da minha colega Sarah Lorenzon Ferreira constatou que nossos professores e alunos das artes visuais precisam de um catálogo de imagens acessível pela internet, com imagens de alta qualidade técnica, boa resolução e diferentes opções de visualização, e que contenha, prioritariamente: criações artísticas dos professores; obras resultantes de pesquisas de mestrado e doutorado; trabalhos de conclusão de curso de graduação; registros do processo criativo dos artistas da ECA. Ou seja, o mínimo que uma biblioteca de uma escola que forma artistas e pesquisadores da área de artes deveria poder oferecer aos seus usuários.
O projeto começou a se tornar viável quando o Tiago Murakami veio para o Departamento Técnico do nosso Sistema Integrado de Bibliotecas e nos apresentou ao Omeka, software open source desenvolvido para exibir coleções digitais em bibliotecas e museus. O Omeka tem instalado um plugin para os metadados VRA Core, desenvolvidos pela Visual Resources Association para descrição conjunta de obras de artes e suas imagens.
O VRA Core, usado com o Cataloging Cultural Objects – CCO é uma solução muito boa para bases de dados de imagens. Resolve bem a questão de catalogar os dados da obra e de suas imagens em registros diferentes, relacionando os dois tipos de registros, sem misturar e confundir as informações como faz o insuportável formato MARC, por exemplo. Tentei explicar essas todas paradas neste texto aqui.
Além disso, o Omeka tem plugins para aplicações do International Image Interoperability Framework (IIIF), um conjunto de protocolos para visualização de imagens criado em 2001 por um consórcio internacional de bibliotecas. Eis aí uma ferramenta muito legal que precisa ser urgentemente pesquisada no Brasil, porque permite visualização de imagens em alta resolução com carregamento rápido e possibilidade de fazer anotações, além de ter recursos de edição básica, zoom profundo etc. Tudo isso sem precisar carregar várias imagens de tamanhos diferentes na base de dados, basta uma única em alta resolução. Melhor ainda: o freguês consegue compartilhar, editar e comparar imagens de bases de dados diferentes numa mesma interface online, sem precisar baixá-las. Vejam 0 que dá pra fazer nesse demo do Projeto Mirador.
O IIIF tem um canal no Youtube com apresentações muito interessantes de instituições que fazem parte da comunidade de usuários da coisa. Em breve a Biblioteca da ECA estará lá, aguardem. Já colocamos o Brasil na comunidade e a Sarah está na equipe do código de conduta .
Falta mais gente no Brasil usando e interessada na discussão. Também falta um jeito brasileiro de pronunciar a sigla IIIF, que os falantes do inglês pronunciam “triple I F“. Em português não temos o hábito de dizer “i triplo”, mas repetir a letra “i” na fala vai ficar estranho por excesso de iiis. Sem contar que pode virar piada…
O protótipo da nossa Biblioteca Digital da Produção Artística da ECA/USP já existe e está sendo testado. Funciona, mas ainda temos muito o que resolver. Precisamos customizar o Omeka para melhorar a navegação entre registros da obra e suas imagens, criar um tema mais agradável e outras coisinhas. Com relação ao conteúdo, temos que encontrar um curador entre os docentes de artes visuais, escolher as imagens, digitalizar ou fotografar os trabalhos, entrar em contato com os artistas para obter sua autorização para divulgação das images, catalogar etc. Os “etcs” são muitos, na verdade. Nossa professora Vânia Lima, que voltou de suas andanças por instituições de arte dos Estados Unidos com as primeiras notícias que ouvimos sobre o IIIF (ó, tá todo mundo usando isso aqui, estudem), já está pensando em projetos e tentando contratar bolsistas. Nossa Biblioteca Digital da Produção Artística da ECA/USP promete ser um laboratório interessante para os alunos de biblioteconomia.
Já apresentamos alguns trabalhos em eventos da área. Vejam aí:
V Seminário de Informação em Arte da Redarte -RJ
https://doity.com.br/anais/seminario-de-informacao-em-arte
Colóquio de Dados, Metadados e Web Semântica
https://cdmws.isci.com.br/ocs/index.php/cdmws/home/paper/view/13
I Seminário de Humanidades Digitais – IV Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação
Assim que os testes estiverem concluídos e a Biblioteca Digital da Produção Artística da ECA/USP tiver seu endereço definitivo, divulgaremos o link.
11 respostas para “Imagens de arte e a arte de trabalhar com imagens”
Interessante esse assunto. Acredito que devemos, cada vez mais, pensar em soluções nesse sentido. Obrigada por compratilhar a experiência. 🙂
Esse assunto realmente é muito interessante. Sinto-me fascinada por isso. Obrigada por compartilhar e parabéns pelo trabalho!
Muito bom! Estamos lidando com as mesmas questões no âmbito do projeto Tainacan (http://tainacan.org/new/). Talvez vc se interesse: https://medium.com/ecologiadigital
Bom saber do seu trabalho.
Grato pelo post.
Que ótimo! Vou ver, obrigada!
Gostei do histórico. Parabéns pelo trabalho.
Quanto à questão de como pronunciar IIIF, que tal simplesmente ler a sigla? Seria mais ou menos como leríamos íf. Não sugiro “interoperabilidade de imagens” porque agora IIIF também lida com materiais audio visuais. Decidiram não mudar o nome porque só se usa a sigla em inglês; é extremamente raro alguém falar o nome completo.
Obrigada! De fato, talvez a melhor pronúncia seja mesmo “if”, sem mais. Vamos ver se pega?
Oi Marina, tudo bom?
Ótimo solução, parabéns pelo trabalho!
Olá, Marina. Eu cheguei a acompanhar aulas com esses slides e não fazia ideia de como eles eram preparados. Muito interessante o seu trabalho de reunir as coleções.
Oi Marina,
Ótimo ver mais pessoas discutindo e experimentando com IIIF aqui no Brasil!
Como quase não há material sobre o assunto em português, tomei a iniciativa de escrever um artigo introdutório: https://medium.com/@leogermani/conhecendo-o-iiif-padr%C3%B5es-e-ferramentas-para-publica%C3%A7%C3%A3o-de-imagens-na-web-a62af62a1b36
Estou junto com o Murilo no projeto Tainacan, e vamos começar a experimentar a integração com IIIF já já, vamos conversar!
abraços
Leo, excelente o seu artigo. A melhor explicação que li até agora, muito clara e didática. Precisamos conversar, urgente. Estamos muito animadas, mas cheias de dúvidas. Sarah e eu poderíamos ir até Goiânia e vocês virem até São Paulo, não? Pequena correção: Sarah não é professora, é bibliotecária, funcionária da USP, como eu.
ótima interação com as imagens!!!