Bibliotecários retratados nos quadrinhos

Quem é fã de quadrinhos e graphic novels também é fã de livros, então não é nenhuma surpresa que as bibliotecas e os bibliotecários sejam retratados com bastante frequência em todos os tipos de trabalhos gráficos. Aqui estão alguns quadrinhos que apresentam bibliotecas e bibliotecários e são perfeitos para uma leitura rápida ou para uma exibição na biblioteca.

Americus – MK Reed e Jonathan Hill (Amazon e Livraria Cultura)

Este livro centra-se em um evento que algumas bibliotecas conhecem muito bem – censura de livros. O personagem principal é um adolescente chamado Neal Barton que só quer ler o livro mais recente na sua série de fantasia favorita. Mas, infelizmente para ele, um grupo religioso confronta o conteúdo “herético” do livro e pede que seja removido da biblioteca. Juntamente com um bibliotecário de serviços infanto-juvenis, Neal luta para manter sua série favorita na prateleira e que os leitores tenham o direito de acessar livros de todos os tipos.

Library Wars – Kiiro Yumi (Amazon e Livraria Cultura)

Situado em um futuro distópico do Japão, onde o governo está autorizado a censurar qualquer coisa que achar repudiante, a série de mangá Library Wars segue Iku, uma jovem determinada a servir nas tropas de combate da Força de Defesa da Biblioteca. Os membros deste grupo resgatam materiais da censura e da destruição e os levam para as bibliotecas que podem, legalmente, guardar e protegê-los.

Rex Libris – James Turner (Amazon e Livraria Cultura)

Esta série, que começa com o volume “Eu, bibliotecário”, segue Rex Libris, o bibliotecário-chefe da Biblioteca Pública de Middleton, que deverá confrontar todos os tipos de inimigos – históricos, literários, ficção científica – em sua interminável busca para rastrear livros em atraso e proteger sua biblioteca. A arte estilizada e o tom humorístico permitem Turner zombar tanto dos tropos comuns dos quadrinhos como dos estereótipos dos bibliotecários. Embora as tramas tendem a ser exageradas, a série é uma leitura divertida e rápida.

Unshelved – Gene Ambaum e Bill Barnes (Amazon e Livraria Cultura)

Desde fevereiro de 2006, a tirinha Unshelved narra os altos e baixos da vida em bibliotecas caçoando dos típicos problemas enfrentados pelos bibliotecários e satirizando interações ridículas com os usuários. Nem os funcionários nem os usuários estão a salvo do humor da série. Se você trabalha em uma biblioteca ou apenas as frequenta, provavelmente vai se identificar com alguma coisa nesta série. Todas as tiras Unshelved estão disponíveis online (e bibliotecas e professores podem até mesmo reutilizá-las em alguns casos, como descrito no site), mas os criadores também publicaram dez coleções dos quadrinhos ao longo dos anos.

Batgirl – por vários autores e artistas (Amazon e Livraria Cultura)

Um dos exemplos mais emblemáticos de bibliotecários em quadrinhos tem que ser Barbara Gordon, mais conhecida por seu pseudônimo, Batgirl. Estreando na década de 1960, o trabalho diurno da Batgirl é como bibliotecária-chefe na biblioteca pública de Gotham, mas ela também é uma super-heroína que ajuda Batman em seus esforços de combate à criminalidade. Depois que ela foi baleada e paralisada pelo Coringa no controverso “Batman: The Killing Joke”, de Alan Moore, Barbara Gordon passou a ser Oracle, uma super-heroína que não permitiu que sua deficiência a impedisse de fazer uso do computador e habilidades de busca por informações como parte dos “Birds of Prey”. Em ambas encarnações, ela fez uso das competências que ganhou como bibliotecária para apoiar suas missões como uma super-heroína.

[Texto original Librarians Portrayed in Comics de Carli Spina, publicado no ótimo blog Cosplay, Comics, and Geek Culture in Libraries]


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

6 respostas para “Bibliotecários retratados nos quadrinhos”

  1. Avatar de Denise Costa

    Muuito legal! Divulguei no IG @bibliocoisas
    Beijos pra vocês :*

  2. […] Quem é fã de quadrinhos e graphic novels também é fã de livros, então não é nenhuma surpresa que as bibliotecas e os bibliotecários sejam retratados com bastante frequência em todos os tipos de trabalhos gráficos. Aqui estão alguns quadrinhos que apresentam bibliotecas e bibliotecários e são perfeitos para uma leitura rápida ou para uma exibição na biblioteca. Veja na fonte: Bibliotecários sem Fronteiras […]

  3. Avatar de Belle Oliveira

    A foto postada não é da Barbara Gordon(a bibliotecária), é de Stephanie Brown que não é bibliotecária, as duas vestiram a mascara só que em períodos diferentes.

  4. […] Fonte: Bibliotecários Sem Fronteiras […]

  5. […] Fonte: https://bsf.org.br/2015/03/08/bibliotecarias-quadrinhos-tirinha-graphic-novel/ […]

  6. Avatar de Ravena Maria
    Ravena Maria

    To curtindo muito esse site gente!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.